terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Glenn Gould e nova votação

Bom este será o compositor de quem iremos falar a seguir. Se Brahms enquanto ser humano foi alguém altamente recomendável, Tchaikovsky é uma personagem envolta em polémica, porém quanto à música que é o que nos interessa não restam grandes duvidas do seu génio, muito embora tenha obras de interesse discutível.

Para hoje como introdução propomos que oiçam o primeiro andamento do seu concerto para violino em Ré Maior uma das minhas obras preferidas ... Oiçam aqui por Itzhak Perlman.

Quanto a Glenn Gould iremos amanhã iniciar a sequência de posts especiais prometidos aqui. Glenn Gould é sem dúvida umas das personagens mais enigmáticas da história recente da música. Vai ser assim muito interessante desvendar os segredos deste grande interprete. Para começar oiçam-no aqui interpretando uma sequência do Cravo Bem Temperado de Bach (que irá em breve ter também um post especial ...)

Finalmente na próxima votação (que começará amanhã) vamos voltar ao inicio propondo-vos a escolha entre quatro maestros. Vamos pensando em quem votar ...

Ferenc Fricsay ( 1914 – 1963)
István Kertész (1929-1973)
Carlos Kleiber (1930-2004)
Celibidache, Sergiu (1912-1988)

Oportunidades na Amazon