quinta-feira, 22 de abril de 2010

Recomendações para o fim de semana : Dias da Música no CCB

Bem este fim de semana vou estar no Sábado e no Domingo no CCB a ouvir alguns concertos nos Dias da Música logo a minha recomendação não poderia ser outra ... Por esta altura alguns dos concertos já estão esgotados  mas de qualquer forma ainda há alguma escolha.

Por exemplo poderão ouvir Jorge Moyano no segundo concerto para piano e Orquestra de Chopin na tarde de Sábado (14h) um dos concertos que irei ouvir. Quase a seguir podem também ouvir a Metropolitana numa interpretação da Sinfonia Fantástica de Berlioz.

Ou então no Domingo a Orquestra do Algarve e António Rosado que interpretarão a estreia do concerto para Piano e Orquestra do compositor português Sergio Azevedo, a encomenda que este ano os Dias da Música dirigiram a este compositor.

Mas há muita, muita outra música que se recomenda e embora seja verdade que o programa deste ano não tem o glamour e qualidade das edições passadas não deixa de ser uma festa da música.

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #15 - 2010)

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #15

  1. tchaikovsky biografia : Sim, temos uma biografia bastante detalhada deste grande compositor e que pode ler aqui.
  2. herbert von karajan : Falamos deste grande maestro aqui
  3. domenico scarlatti blogspot : Falamos deste compositor aqui.
  4. "pequenos violinos" ami bissau : Falamos desta excelente iniciativa dos pequenos Violinos da Metropolitana aqui. Tal como eles também podemos ajudar a AMI facilmente. Leiam o post para saberem como.
  5. agenda de concertos de bob mcferrin em 2010 : Como os leitores mais antigos e mais atentos deste blog sabem (podem por exemplo ler este post) somos fãs de Bobby Mcferrin. Para a agenda completa de concertos recomendo a agenda do site oficial.
  6. bach paixao segundo s mateus : Falamos desta composição de Bach aqui. Entretanto se quiserem ouvir a recente interpretação da Filarmónica de Berlim dirigida por Sir Simon Rattle desta obra é com prazer que vos digo que foi adicionada ao arquivo de obras que se podem ouvir no Auditório Digital virtual dessa orquestra. Os ingressos virtuais custam uns reais €10 (praticamente - são €9.90). Pessoalmente penso que vale a pena, podem ler nesta página algumas reviews da interpretação, um pouco biased (é uma página da Filarmónica :-)) mas não obstante ... 
  7. destino dos pianista van cliburn : Publicamos aqui uma biografia deste pianista. Desde aí pouco mudou na actividade ou destino de Van Cliburn que tanto quanto sei continua com a sua vida regrada e pacata.
  8. os animais gostam de música? : Os animais gostam de música ? Ora aqui está uma boa pergunta. Não faço a mínima ideia. Se houver algum leitor que tenha alguma vocação académica ou profissional para responder por favor comente .... do meu lado vou investigar porque nitidamente esta questão intrigou-me ... 
  9. resumo do significado do que são preludios e fugas : No que diz respeito ao termo fuga, tínhamos definido-o aqui no nosso dicionário de termos musicais que tem tido uma interrupção ... Quanto ao prelúdio ainda não foi definido e a sua definição não é simples dado que o seu significado tem variado ao longo do tempo. No entanto até pela génese da palavra Preludio é sempre uma obra de natureza introdutória que precede ou introduz algo, mas fica prometida uma definição mais rigorosa do termo.
  10. winterreise tradução : Poderão encontrar neste blog a tradução completa deste ciclo de canções a partir deste índice.


Pesquisas Frequentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 534 visitas de 17 países diferentes das quais 359 de Portugal, 151 do Brasil e 4 de França e Espanha que assim voltam a este volátil terceiro lugar. Lisboa com 112 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 56 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 28 visitas.

Destas 52 foram directas, 114 foram através de sites de referência enquanto 348 foram de motores de pesquisa. 20 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 35 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 261 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 779 (feeds + visitas "normais").

O conteúdo mais popular lido através dos feeds foi o post "Os pequenos Violinos da Metropolitana" tendo sido lido por 35 vezes e gerado 21 visitas ao blog propriamente dito.

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto "Sinfonia Nº 3 de Beethoven"  foi o mais lida tendo sido visitada por 25 vezes.

Oportunidades na Amazon