segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Maestro Karel Ancerl (1908-1973)

Karel Ancerl nasceu em Tucapy a 11 de Abril de 1908 tendo estudado no conservatório em Praga com Jaroslav Kricka (composição) e Pavel Dedecek (direcção de orquestra) e também Vaclav Talich que observava a dirigir a Orquestra Sinfónica da então Checoslováquia.

Mesmo antes da segunda grande guerra a sua carreira começava a despontar tendo obtido excelentes criticas em concertos que realizou em Viena (1932) e Amsterdão (1933). Com a invasão da Checoslováquia é retirado das suas funções enquanto maestro da Rádio Nacional e obviamente impedido de dirigir a Sinfónica Checa acabando por ser enviado para o campo de concentração de Teresin em 1942 e posteriormente para Auschwitz onde foi obrigado a "fazer" música em condições que conhecemos.

Após o fim da guerra tendo sobrevivido miraculosamente ao campo de concentração, Karel Ancerl torna-se maestro da sinfónica checa que dirige entre 1950 e 1968 tendo sido o grande responsável pela elevação dessa orquestra a um nível ímpar e ao nível das melhores orquestras europeias.

Em 1968 após a malograda Primavera de Praga Karel Ancerl resolve emigrar tendo ainda dirigido com sucesso algumas orquestras sinfónicas norte-americanas e canadianas. Porém os efeitos da estadia nos campos de concentração fizeram-se sentir e Karel apenas viveu mais cinco anos após ter abandonado o seu país.

Karel Ancerl faleceu no dia 3 de Julho de 1973.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Oportunidades na Amazon