Este ano de 2009 começa a 2 de Janeiro com um comentário de Geocrusoe que nos felicita sobre a nossa intenção de falar de Haydn: "Gostei muito de saber que falará de Haydn, um dos maiores músicos da história e daqueles que menos conheço, não possuo nem uma das suas sinfonias, embora as que conheça goste muito, uma contradição que pode vir a ser sanada com esta sua tarefa, pois por norma fico indeciso de as hei-te comprar todas ou só algumas e neste caso por norma perco-me nos números."
A 2 de Janeiro confessava Adriana : "Passei par lhe desejar um ano primoroso,cheio de Bach,Strauss e Beethoven,com a nona sinfonia ( que não é a mais bonita,mas a que define melhor nosso 2009) coraoando seus dias."
Também a 2 de Janeiro dizia sempre sintética mdsol : "Sempre interessante! É uma vertigem vir aqui ehehehe
:))". A 12 de Janeiro voltava a dizer sinteticamente : "Muito bem! :))" (agora comentava o post sobre Barenboim).
Ainda a 2 de Janeiro dizia Audrey : "I LLLLLLLLLLLLLLLLLLove music... Happy new year !!!". A 13 de Janeiro acrescentava: "Muitas coisas interessantes! Gostei!"
:))". A 12 de Janeiro voltava a dizer sinteticamente : "Muito bem! :))" (agora comentava o post sobre Barenboim).
Ainda a 2 de Janeiro dizia Audrey : "I LLLLLLLLLLLLLLLLLLove music... Happy new year !!!". A 13 de Janeiro acrescentava: "Muitas coisas interessantes! Gostei!"
Sempre no dia 2 de Janeiro dizia João Luiz Prada e Silva: "Grande colega Fernando! Desejo a si a todos os seus familiares um feliz e profícuo 2009, com muita Música! Concordo consigo quanto à reforma ortográfica: vejo-a desnecessária, mas o que o se vai fazer agora?... E lembrou bem: a "ideia fixa" remonta a Berlioz e ao seu amor pela atriz. Não consegui pensar noutro termo para designar aquele pensamento musical que não sai da cabeça... Lembrou Haydn, amigo? Vou de Mendelssohn. :) Mandei um post hoje falando sobre os 200 anos de nascimento de Felix e manderei mais ao longo de 2009. Abraço!". A 6 de Janeiro João Luiz voltava a comentar agora falando sobre um bailado de Tchaikovsky: "O "Bela Adormecida" é o meu preferido dos 3 bailados de Tchaikovsky. Possui música de altíssimo nível. Minha versão integral em CD triplo é da Naxos, com Andrew Mogrelia à frente da Filarmônica do Estado Tchecoeslovaco."
A 4 de Janeiro Daniel dizia-nos (pedíamos na altura compositores ignorados) "bem, deixo aqui algumas sugestões então. Glinka, Rimsky Korsakov, Smetana, Villas Lobos, e porque não sobre compositores portugueses?"
A 7 de Janeiro dizia Duarte: "Chamou-me a atenção o titulo deste blog, por estar vinculado com a mentalidade que era frequente nos meus anos moços.Na minha infância escutava-se pouca música, pode que fosse por não estar ao alcance de todos. Mesmo assim a minha avó Arminda, mulher culta para aqueles anos, levava-me ao teatro e falava-me de música.Tenho muita musica e clássica também, não toda a que quero, mas aquela que mais gosto. "Clássicos populares" de RNE, eram os que me acompanhavam durante o almoço, 15 a 16h de Espanha, levados pela sabedoria de Fernando Argenta: algo do que sei de música clássica e de grandes compositores aprendi-o com este programa de rádio. Agora escuto "Música sobre la marcha" muito bem dirigido por Fernando Palácios pois o outro Fernando está reformado. Deram-lhe um toque subtil e já não é só música clássica mas, a que não o é, está vinculada. Desculpa o modo como me expandi, mas como vejo que es um grande entusiasta da música, e verdadeiro conhecedor, imaginei que te resultaria curiosa esta realidade que acabo de narrar. Voltarei, pois aprendi."
A 11 de Janeiro dizia Stalker sobre um post acerca de Barenboim. "De acordo. Relembro que Barenboim fez o que fez sempre (até ele falecer) em parceria com Edward Said. Eles eram um par oriundo dos dois lados do conflito, mas com a inteligência e o equilibrio para mostrar o bom caminho." Sobre esse mesmo post dizia Tinta Azul : "Caro Fernando Gostei muito de ter lido este post aqui, porque há dias fiz n' aluaflutua uma referência a Barenboim, Edward Wadie Said e à Orquesta West-Eastern Divan, precisamente por achar que é um projecto notável, mas não com esta profundidade. :)"
A 12 de Janeiro João revoltava-se com a publicidade no blog. Dizia: Este "post" intitula-se "Glenn Gould (1932-1982) - O Escritor (Parte IV)" ou "Emagrecer 5 ou 25 quilos?". Então decidiu ganhar dinheiro com o seu blog! Muito bem."
A 4 de Janeiro Daniel dizia-nos (pedíamos na altura compositores ignorados) "bem, deixo aqui algumas sugestões então. Glinka, Rimsky Korsakov, Smetana, Villas Lobos, e porque não sobre compositores portugueses?"
A 7 de Janeiro dizia Duarte: "Chamou-me a atenção o titulo deste blog, por estar vinculado com a mentalidade que era frequente nos meus anos moços.Na minha infância escutava-se pouca música, pode que fosse por não estar ao alcance de todos. Mesmo assim a minha avó Arminda, mulher culta para aqueles anos, levava-me ao teatro e falava-me de música.Tenho muita musica e clássica também, não toda a que quero, mas aquela que mais gosto. "Clássicos populares" de RNE, eram os que me acompanhavam durante o almoço, 15 a 16h de Espanha, levados pela sabedoria de Fernando Argenta: algo do que sei de música clássica e de grandes compositores aprendi-o com este programa de rádio. Agora escuto "Música sobre la marcha" muito bem dirigido por Fernando Palácios pois o outro Fernando está reformado. Deram-lhe um toque subtil e já não é só música clássica mas, a que não o é, está vinculada. Desculpa o modo como me expandi, mas como vejo que es um grande entusiasta da música, e verdadeiro conhecedor, imaginei que te resultaria curiosa esta realidade que acabo de narrar. Voltarei, pois aprendi."
A 11 de Janeiro dizia Stalker sobre um post acerca de Barenboim. "De acordo. Relembro que Barenboim fez o que fez sempre (até ele falecer) em parceria com Edward Said. Eles eram um par oriundo dos dois lados do conflito, mas com a inteligência e o equilibrio para mostrar o bom caminho." Sobre esse mesmo post dizia Tinta Azul : "Caro Fernando Gostei muito de ter lido este post aqui, porque há dias fiz n' aluaflutua uma referência a Barenboim, Edward Wadie Said e à Orquesta West-Eastern Divan, precisamente por achar que é um projecto notável, mas não com esta profundidade. :)"
A 13 de Janeiro dizia Mita : "Muchas gracias por todas las cosas bonitas que se acumulan en el blog. Besos". A 14 de Janeiro acrescentava: "Fernando, !qué sorpresa que hayas traducido mi poema al portugués, suena precioso! Muito obrigada. Besos"
A 13 de Janeiro Luis dizia (comentário a um dos nossos posts sobre as pesquisas da semana) : "Lilo eh, é uma peça para coro, de E. Carrapatoso. Penso (ouvi dizer, se bem me lembro) que seja inspirada em Timor. Parabéns pelo blog!". Pianoman em breve não deixou de confirmar: "Sim. É um dos "andamentos" da obra "Timor et non tremor", mais precisamente o 4º e último. Os restantes são: "Olarinda", "Oh!Hele Oh!", e "Loik". Obviamente que é sobre Timor."