quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Paul Hindemith (1895-1963)

O Ultimo concerto de Paul Hindemith
Viena 1963
Paul Hindemith nasceu a 16 de Novembro de 1895 em Hanau numa família com poucas posses. De certa forma foi o prototipo da criança prodígio tendo o seu talento musical sido reconhecido desde cedo.

Começou a sua carreira profissional como violinista numa orquestra tendo a sua carreira sido suspensa em consequência da primeira guerra mundial onde chegou a combater a partir de 1917 e a que sobreviveu com a sorte que abençoa os predestinados a outras batalhas.

As primeiras composições datam de 1919 embora tenha continuado a sua carreira de interprete tendo mesmo estabelecido uma sólida reputação enquanto interprete de música contemporânea. A subida ao poder dos Nazis na Alemanha obrigou-o a fugir para os Estados Unidos onde ficou até bem depois do fim da Guerra.

Em 1953 com a sua esposa volta para a Europa onde além de desenvolver trabalho de composição também inicia uma carreira enquanto maestro com bastante sucesso. Paul Hindemith falece em Frankfourt a 28 de Dezembro de 1963 vitima de uma hemorragia no pâncreas apenas um pouco mais de um mês após o seu ultimo concerto na Igreja Piaristenkirche em Viena (12 de Novembro) onde tinha dirigido a estreia da sua Obra Missa para coro misto à capella.

Do ponto vista do compositor que é o que nos interessa mais neste momento Paul Hindemith teve uma produção cobrindo praticamente todos os géneros desde óperas e ballets a música orquestral e de camara passando por música para coros assim como algumas obras para instrumentos solistas.

Paul Hindemith é certamente um dos mais representativos e importantes compositores do século XX. A sua teoria musical privilegiando uma ligação entre a tonalidade e a atonalidade é uma referência indispensável para quem procurar compreender a música do nosso século. Para saberem mais sobre o compositor sugiro fortemente que visitem o site oficial : Paul Hindemith .

Para além da obra Ludus Tonalis (1942) de que vos falei no resumo de anteontem o que vos sugiro é a Sinfonia Mathis der Maler (Mathias, o Pintor).



Proponho igualmente uma obra coral com um titulo lindíssimo "When Lilacs Last in the Dooryard Bloom'd" (aliás um poema de Walt Whitman) - Um requiem para os que amamos ... e mais não digo, mais não posso dizer ... deixo-vos com a música.

Oportunidades na Amazon