sexta-feira, 4 de abril de 2008

Jan Ladislav Dussek ( 1760-1812 )

Dussek nasceu a 12 de Fevereiro de 1760 em Čáslav numa família desde há muito ligada à música. Depois de ter estudado na Boémia durante os primeiros anos da sua carreira rapidamente chegou à corte de Catarina a Grande em S. Petersburgo onde se tornou o protegido da rainha. Tinha entretanto passado por Londres onde conheceu e casou com a Harpista Sophia Corri. Teve de sair à pressa da Rússia perseguido pela polícia por razões desconhecidas. Bem não serão totalmente desconhecidas se considerarmos que a vida de Jan Dussek se caracterizou, como dizê-lo, por um forte pendor romântico e conquistador ...

Dussek escreveu um número considerável de peças nomeadamente concertos para piano que pelo virtuosismo que exigem podem ser consideradas percursores do período romântico.

Não querendo menosprezar a importância de Dussek como compositor a maior influência que terá tido na história da música terá sido ao convencer o seu sogro a tornar-se editor de música e ao persuadir o construtor de pianos Broadwood a aumentar a gama dos teclados de piano. Foi num destes pianos que Beethoven compôs algumas das suas composições.

Em 1799 em Hamburgo entre ao serviço do Rei Luis Ferdinand da Prússia cuja morte chorou numa sonata que ficou célebre. Passou os últimos da sua vida sobre a protecção do ministro Talleyrand em Paris onde viria a falecer em 1812.

Dussek escreveu também bastante para música de câmara em particular para Violino, Harpa e Piano. Neste género inovou ao ser o primeiro a utilizar percussão ou pelo menos dos primeiros.

Deixamos-vos aqui com uma parte de uma das obras mais célebres do compositor intitulada "O sofrimento da Raínha de França" Op. 23 em Dó Menor. Podem ouvir aqui a segunda parte.

3 comentários:

  1. Caro Pinto Ribeiro,

    Obrigado pela visita e pela mensagem. Retribuirei a simpatia assim que possível.

    ResponderEliminar
  2. Vim agradecer e retribuir a amável visita.Prometo vir mais vezes!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon