sexta-feira, 7 de maio de 2010

O meu Filho faz 18 Anos

Este post no ano passado foi um presente virtual para o Miguel. Este ano que atinges a maioridade de certa forma também o é mas destina-se também aos futuros ou recentes papás e mamãs.

Como preâmbulo digo-vos que acabei de chegar do São Carlos onde assisti à ópera as Bodas de Figaro. Devo dizer que, correndo o risco de me acusarem de pouco perceber do assunto, gostei bastante. Apreciei em particular as vozes femininas sobretudo La Contessa (Jessica Muirhead) que me seduziu muito (gosto de vozes doces :-)). Na Orquestra gostei da maestrina. Dos músicos admito que gostaria de ter ouvido (e visto) um pouco mais de paixão mas também são mais de três horas de música, admita-se que é difícil.

Mas terminemos este pequeno parênteses e voltando ao assunto dizia eu que este post é mais dirigido aos pais e mães deste país. Na verdade é uma espécie de alerta, 18 anos anos passam muito depressa. Parece-me que foi ontem que estava na Alfredo da Costa com o Miguel nos braços:  Passou num instante. Garanto-vos que desde essa data todas (ou praticamente todas) as minhas melhores memórias envolvem de uma forma ou outra o meu filho.

Assim em jeito de conselho verdadeiramente paternalista, pais e mães de Portugal passai mais tempo com os vossos filhos. Tempo de qualidade: Ajudem-nos a crescer melhor, não se demitam da vossa tarefa de educadores, resistam à tentação sempre tão forte de ceder. Partilhem verdadeiramente a vossa vida com eles e verão que a recompensa, a vossa e a deles será imensa.

Falava de esperança um destes dias com uma leitora deste blog . Dizia-lhe que a mantinha acesa. E reitero. Mantenho-a acesa, em grande parte porque a vejo nos olhos do Miguel. Poderá até ser que a vida lhe retire esse brilho ou essa diferença, poderá acontecer. Mas existe igual probabilidade de não ser assim. E se mais "migueis" houver geração a geração há mesmo um capital de mudança.

Falávamos o outro dia entre colegas de um jogo em que através de pistas sucessivas de uma palavra apenas se deve procurar adivinhar uma palavra escondida. Dizia um colega admirado que tinha pensado na palavra Obama e que a primeira pista que deu à filha foi precisamente a palavra Esperança. Admirava-se por ela ter acertado. Quero acreditar que é porque nos mais jovens essa sensibilidade essa visão é absolutamente real. Tão real como para nós é um certo cinismo ou descrença. Mas não tem de ser forçosamente assim ...

Por isso Miguel e pais deste país este post é para vós .... Para ti Miguel porque quero que saibas que para mim representas a esperança que tenho Num Mundo Melhor (desculpa Raul a apropriação). Para vós pais porque vos digo para construírem iguais vontades de mudança e esperança. Não tenho receitas para isso mas estou seguro que cada um de vós saberá encontrar em si a fórmula adequada.

Oportunidades na Amazon