quinta-feira, 3 de julho de 2008

Schubert - "Winterreise" - Der greise Kopf (A Cabeça Branca)


A tradução original do poema é de Eduardo Gabarra que poderão encontrar aqui. Fizemos ligeiras alterações à tradução que apontamos em azul. A ilustração é da grande voz Lotte Lehmann. Também são dela as principais indicações que damos quanto a esta canção provenientes do livro "Eightheen Song Cycles - Studies in Their Interpretation". Não deixem também de ler o artigo sobre este conjunto de canções aqui.

Nesta canção voltamos ao desespero mais profundo e pensamos que a morte está próxima porque a nossa cabeça está pintada de branco. Porém rapidamente descobrimos que é simplesmente o efeito da geada. Esta canção deve ser cantada com elevado dramatismo.

Oiçam aqui Dietrich Fischer-Dieskau na interpretação desta canção.

A Cabeça Branca

A geada tingiu de branco
meus cabelos.
Pensei que já tinha envelhecido
e muito me alegrei.

Mas logo ela se derreteu,
meus cabelos voltaram a ser pretos:
agora ser jovem espanta-me,
como ainda está longe a morte.

Entre o crepúsculo e a luz da manhã
muitas cabeças já embranqueceram.
Imaginava que a minha não mudasse
ao longo de toda essa jornada.

Recomendações da Quinta-Feira

Hoje estou a escrever este post mais cedo e quando este for publicado estarei já sem acesso à net (eventualmente). Vantagens do agendamento dos posts no Blogspot.

Desta forma as minhas recomendações hoje serão um pouco mais curtas do que o habitual.

Começando pelo sul do país a Orquestra do Algarve dirigida por Laurent Wagner estará no Calçadão Nascente de Quarteira no dia 4 de Julho (Sexta) às 22h00 para interpretar obras de Gioacchino Rossini, Piotr llyich Tchaikovsky, Jean Sibelius, Johann Strauss Jr. e Johannes Brahms. A entrada é livre.

Um pouco mais ao norte mais precisamente em Évora integrado no IX Ciclo de Concertos «Música nos Claustros/Encontro de Instrumentos e Vozes Ibéricas» poderemos ouvir o Coro Polifónico Eborae Mvsica dirigido por Pedro Teixeira. Será no Convento dos Remédios no dia 5 de Julho (Sábado) às 21:30. Serão interpretados dois espirituais africanos: "Tuendi oko komunda" e "Tiko Funa", de Eurico Carrapatoso; "Timor et non Tremor", de Eurico Carrapatoso; e quatro cantos tradicionais timorenses: "Olarinda"; "Oh, oh hele oh!"; "Loik" e "Lilo eh!". Não sei o preço das entradas ou se as mesmas são livres.

Em Lisboa recomendo a Orquestra Barroca "Divino Sospiro" e Fernando Miguel Jaloto dirigida por Enrico Onofri no Centro Cultural de Belém. Sexta-Feira dia 4 de Julho às 21h. As entradas custam entre €15,00 e €12,50. Reservas: 213612444. Neste programa a intenção é viajar pelo tempo percorrendo o período em que o Barroco se transformaria gradualmente na linguagem clássica.

Ao Norte em Espinho integrado no FIME - 34º Festival Internacional de Música de Espinho 2008 não percam Gilles Apap com o Ensemble FIME no Auditório de Espinho. Será na Sexta-Feira dia 4 às 21h. Não sei preços. Reservas: 227341145 / 227340469

Oportunidades na Amazon