sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

As Sinfonias de Beethoven

Como tínhamos prometido este fim de semana vamos começar a nossa série sobre as nove sinfonias de Beethoven. Se cada uma destas sinfonias é por si própria uma obra de arte única e de génio, no seu conjunto constituem um autêntico hino à música. Para começar a nossa viagem vejamos a lista e uma breve sinopse de cada uma das obras (com links para um vídeo de um dos andamentos da mesma).

As duas primeiras sinfonias Sinfonia 1 em Dó Maior composta entre 1799 e 1800 estreada em 1800 e ainda a sinfonia 2 em Ré maior composta entre 1801 e 1802 estreada em 1803 são ainda muito próximas das sinfonias de Mozart. Oiçam aqui esta sinfonia dirigida por Herbert von Karajan. No que diz respeito à segunda sinfonia experimente ouvir aqui também dirigida por Karajan.

Porém após a terceira sinfonia em Mi Bemol Maior chamada de Eroica composta em 1803 e estreada em 1804 nada na música foi como dantes. Esta sinfonia foi verdadeiramente um marco, uma viragem. Pode-se pensar que marca o inicio do período romântico. Na verdade supostamente Haydn terá dito que esta obra coloca o artista no centro da mesma, querendo com isto dizer que é uma obra em que não existe qualquer tipo de restrição na expressão das emoções. Oiçam aqui o inicio desta sinfonia dirigida por Karajan.

A sinfonia Nº4 em Ré bemol Maior composta em 1806 e estreada em 1807 é uma obra que realmente nunca foi muito apreciada pelos seus próprios méritos. É geralmente considerada como uma obra de transição entre a Terceira e a Quinta Sinfonias o que é sem dúvida uma grande injustiça. Oiçam aqui Herbert von Karajan a dirigir esta obra.

Se a Terceira sinfonia foi uma obra de ruptura a Quinta em Dó Menor, composta entre 1805 e 1808 e estreada nesse mesmo ano foi a sua evolução natural. Algumas vezes apelidada da Sinfonia do Destino pela famosa forma como se inicia (Beethoven teria dito segundo um dos seus biógrafos que seria assim que o destino bateria à porta). Oiçam o Primeiro Andamento dirigido por Arturo Toscanini.

A Sexta Sinfonia (Pastoral) em Fá Maior composta também entre 1805 e 1808 e também ela estreada em 1808 pode ser considerada uma obra programática no sentido que pretende expressar o gosto de Beethoven pela natureza. Oiçam o primeiro andamento dirigido por Herbert von Karajan

A Sétima Sinfonia em Lá Maior foi composta entre 1811 e 1812 e estreada em 1813. Do seu ultimo andamento Tchaikovsky dizia: "Uma série de imagens cheias de felicidade, de realização e de prazer pela vida". Oiçam o primeiro andamento dirigido por um dos mais misteriosos maestros dos nossos dias.

A oitava sinfonia em Fá Maior composta entre 1811 e 1812 foi estreada em 1814. É a mais curta de todas as sinfonias sendo por isso por vezes referida como a "pequena sinfonia". Porém se a duração realmente é curta a arte que revela não deixa nada a dever às restantes. É uma sinfonia muito "bem disposta". Oiçam o primeiro andamento de novo dirigido por Herbert von Karajan.

A nona sinfonia em Ré menor foi composta entre 1817 e 1824 e estreada nesse mesmo ano. É para muitos a melhor obra de música jamais composta (eu admito que está na minha lista de preferidas e se não estiver no topo estará lá perto). Quando ouvida numa sala de concertos, ao vivo é algo que nunca se esquece. Por agora e até que possam ter essa experiência oiçam o final da sinfonia dirigida por Bernstein.

As Recomendações de Quinta à Sexta

O segundo bloco de sugestões na verdade já está a ser escrito na madrugada de Sexta-Feira. Não se esqueçam que no site cultura.sapo.pt pelos nossos amigos da Sercultur poderão encontrar muito mais sugestões para além das que destaquei aqui. Lembrem-se que o critério tem sido por um lado procurar dar sugestões para todo o país e por outro lado promover os espectáculos de entrada livre ou com preços mais reduzidos. Procuramos também aqueles espectáculos que mais necessitem de promoção pela sua natureza mais "intimista".


Vamos começar como já vem sendo hábito ao sul, no Algarve mais precisamente em Tavira. Na Igreja da da Misericórdia (Tavira), Luís Conceição dará um recital de Piano pelas 18h de Sábado 23 de Fevereiro integrado no ciclo "Música nas Igrejas". A entrada é livre.

Em Beja integrado no «4º Festival Terras sem Sombra» - Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo» teremos «O Clavicórdio no Mundo Mediterrânico - Recital Comentado» interpretado por Bernard Brauchli na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (Beja). Sábado 23 de Fevereiro às 21:00. A entrada é livre.

Em Lisboa a Orquestra Sinfónica Juvenil dirigida por Christopher Bochmann no Domingo 24 de Fevereiro às 17h no Museu da Electricidade terá o concerto de apresentação dos bolsistas. A Entrada é livre. Serão interpretadas obras de Beethoven, Mendelssohn, Tchaikovsky e Verdi.

Em Alcobaça o Moscow Piano Quartet (II) apresentar-se-à no Cine-Teatro de Alcobaça no Domingo às 18h. Entrada: EUR 5,00. Reservas: 262580890. O Moscow Piano Quartet (Quarteto com Piano de Moscovo, MPQ), criado em Moscovo 1989 pelo pianista Alexei Eremine e pelo violoncelista Guenrikh Elessine, é uma das mais destacadas formações de música de câmara residentes em Portugal. O grupo inclui desde 2005 o violinista José Pereira e o violetista e compositor Alexandre Delgado.

No Porto, mais precisamente na Casa da Música do Porto o Quarteto Remix apresentará no ambito do Festival Suggia, que celebra o legado artístico da maior violoncelista portuguesa do século XX, obras de Cláudio Carneiro - Quarteto de Arcos e Benjamin Britten - Quarteto de Cordas n.º 2. Sábado, 12h. Entrada: EUR 5,00. Reservas: 220120220

Em Braga no Museu Museu Nogueira da Silva Nuno Fonseca e Nataliya Kuznyetsov apresentam-se num recital de canto e piano. Sábado 18h. Entrada: EUR 7,00 / EUR 4,00 (Estudantes). Reservas: 253275391.

Finalmente, um local para onde nunca tinhamos dado uma sugestão, onde provavelmente não temos qualquer leitor, mas nunca se sabe :-) . Em Porto Santo (Madeira) no Centro Cultural e de Congressos o Quinteto de Metais do GCEA, constituído por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, (maioritariamente professores) instrumentos estes que pertencem à classe dos metais da Orquestra de Sopros do GCEA apresentar-se-á em concerto no Sábado às 21:30. Não sabemos os valores das entradas. Reservas: 291980600

E não se esqueçam que no site cultura.sapo.pt pelos nossos amigos da Sercultur poderão encontrar muito mais sugestões para além das que destaquei aqui. Lembrem-se que o critério tem sido por um lado procurar dar sugestões para todo o país e por outro lado promover os espectáculos de entrada livre ou com preços mais reduzidos. Procuramos também aqueles espectáculos que mais necessitem de promoção pela sua natureza mais "intimista".

Já sabem, não arranjem desculpas, não cedam ao sofá, deixem a televisão descansar que também precisa, não fiquem em casa. Venham ouvir música ao vivo porque: Ao vivo é outra coisa !

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