sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pesquisa da Semana (#05- 2013) - Os Preludios de Luis de Freitas Branco

Esta semana escolhi como a melhor pesquisa uma que nos interrogava sobre os Prelúdios de Luís de Freitas Branco.

Estes prelúdios compostos em 1918 (ou melhor terminados nessa data) foram dedicados a Viana da Motta. São dez prelúdios cada um deles com uma duração relativamente pequena dois a três minutos cada pelo que ouvir a obra inteira significa investirem aproximadamente meia hora do vosso tempo. Digo investir porque vale a pena conhecerem obviamente.Existem pelo menos duas gravações desta obra que vos posso recomendar.

Uma de António Rosado um dos meus pianistas preferidos, uma edição da Numérica que podem não só comprar fisicamente como também no ITunes. Se adquirirem a versão física terão no CD obras de Armando José Fernandes (1906-1983).

A segunda também editada pela Numérica e também disponível em versão digital no ITunes pela pianista Tatiana Pavlova. Saliente-se que nesta segunda obra se encontram disponíveis os 10 preludios de que vos falei e ainda 5 outros que suponho serem os quatro dedicados a Isabel Manso de 1940 e ainda o Prelúdio dedicado a António Arroyo de que desconheço a data de composição. É com o preludio nº 5 desta interpretação que vos deixo.







Oportunidades na Amazon