domingo, 6 de junho de 2010

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 27: 1 a 15 de Maio de 2009)

Embora normalmente siga uma lógica puramente cronológica neste post vou alterar ligeiramente esse procedimento começando pelos comentários a propósito do post do dia 7 de Maio de 2009, dia em que o meu filho fez 17 anos. O primeiro comentário foi de pianoman que como sempre nos ajudava avisando para um link incorrecto: "Muitos parabéns ao Miguel e, obviamente, ao pai e à mãe. Espero que tenha(m) um dia feliz cheio de bons sentimentos.(P.S.: o link do fantasma da ópera não está activo)". Paulo (aka Valkirio) dizia : "Parabéns ao jovem Miguel e aos pais." Ematejoca por seu lado cantava: "Como já é bastante tarde (2.50) só canto:


Parabéns, Miguel
Nesta data feliz
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!


Parabéns também aos pais. Vou voltar para ouvir as músicas." Moura Aveirense por seu lado dizia: "Que belo texto! :) Parabéns!". Ceu partilhava o gosto dos Muse : "Parabéns Miguel pelo teu dia, pela vida e pelos teus pais. Tb sou fã dos Muse, como tu dizes: Muse rules! Só te posso desejar uma coisa: Sê Feliz, hoje, e sempre! Bjns Grandes Céu" Cristina Alexandre por seu lado citava Walt Disney (esta deves ter gostado especialmente Miguel) : "Parabéns Miguel! Parabéns pelos 17 e parabéns por seres quem és. “Os nossos sonhos podem transformarem-se em realidade se os desejarmos tanto a ponto de correr atrás deles.” – Walt Disney. Nunca deixes de sonhar, nunca deixes de correr! Parabéns Malfada, parabéns Fernando! “Se pude ver mais além do que os demais, foi porque me pus de pé nos ombros de um gigante.” – Issac Newton. Divirtam-se e aproveitem ao máximo este dia de festa. Beijo grande para vocês. :-)". mdsol por seu lado desejava-nos um dia com música: "Muitos parabéns ao Miguel ao papá e à mamã! Um dia cheio de música! :))". Anad confessava que adora música clássica e prometia voltar : "Parabéns ao filho, eu adoro música clássica e achei muito inteligente este texto. Vou voltar mais vezes. Anad". Por fim Gi esperava que o Miguel tivesse gostado do presente: "Parabéns (atrasados) ao Miguel; espero que tenha gostado deste belo presente do pai.Parabéns, obviamente, também aos pais do Miguel."

No dia 2 de Maio comentava Gasolina a propósito de um post sobre o concerto para piano de Grieg : "É de facto belissimo o 2º andamento (porque será que me lembrei de uma planicie com uma brisa que aumenta e chama as pingas de chuva?) Deixo um Beijo." Ainda sobre este post Luís Henriques enriquecia-o explicando algum desinteresse dos pianistas pelo concerto: "Este concerto é curioso. Quando era mais novo fartava-me de ouvir (junto com o de Schummann), mas ao longo do tempo fui deixando de o ouvir. É também curioso o facto de colegas pianistas também não se interessarem muito por ele. Talvez pelo facto de tudo o que é pianista o ter gravado e/ou tocado em concerto. Não desgosto do primeiro andamento, muito pelos acordes iniciais. Grieg é muito mais que o "Concerto para piano" (vid. Suite Holberg)."

Ainda no dia 2 de Maio dizia Luís Henriques a propósito de um post sobre o Festival de Música da Maia que tinha efectivamente um programa muito variado : "Programa interessante... abrange uma grande diversidade de públicos." Tinta Azul confirmava-nos que pelo menos o primeiro espectáculo tinha sido bom: "Fernando, e começou muito bem com Rodrigo Leão e Cª. A sala estava repleta. Foi um bom concerto. :)"

Sempre no dia 2 de Maio mas agora a propósito de um post sobre um Concerto na Gulbenkian dizia Luis Henriques: "Que muita gente pudesse, como o Fernando, dizer que já tivera ouvido/visto 8 das 9 sinfonias de Beethoven. Viveríamos num país muito diferente." Nesse mesmo dia mdsol voltava com o seu poder de síntese (não me interpretem mal - é algo que admiro muito): "Sortudo... Que bom não é? :))". Sim foi bom e é bom. Continua a faltar-me uma no entanto ... Fantasia Musical por seu lado ironizava : "Oito sinfonias de Beethoven ao vivo?! Homem de coragem! :D"

No dia 3 de Maio Geocrusoe dizia a propósito do post sobre a Biografia de Mendelssohn : "às vezes lemos, percebemos o texto, mas não nos apercebemos do real significado e lá fui ouvir Die Lieder ohne Worten... só então compreendi a realidade: são mesmo sem palavras ;)"

No dia 4 de Maio de 2009 a respeito da noticia do Falecimento de Vasco Granja dizia Pianoman : "É triste, sem dúvida, esta notícia. Apesar de tudo ainda sinto algum conforto por ver que hoje o nome dele tem sido associado a bons sentimentos e (aparentemente) é reconhecido. Claro que a juventude de hoje não faz ideia quem foi o Vasco Granja, mas isso parece-me ser relativamente normal. Eu particularmente lembro-me de ver quase sempre o programa dele e, admito, por vezes lá dizia "mais uns bonecos chatos destes?". Mas via o programa. E gostava. E hoje lembro-me de Vasco Granja. Obrigado Sr. Granja. A Pantera Cor-de-rosa (a sua filha) também agradece." Moura Aveirense (que foi onde soube da notícia) confessava: "Fiquei tão triste com a notícia... é uma das recordações mais queridas da minha infância." Lalage referia que a hora do programa do Vasco Granja era a hora da paz: "Na casa da minha infância, a hora do programa do Vasco Granja era um dos raros momentos em que os meus pais tinham descanso das nossas discussões eternas. Lembro-me em especial de um programa em que ele entrevistou Hugo Pratt e me deu a descobrir o meu adorado Corto Maltese."

A 5 de Maio dizia Gi a propósito da transmissão em directo dos concertos de piano que faziam parte da nossa lista, transmissão essa assegurada pelo blogue da Classe de Piano do Conservatório de Setúbal que infelizmente entretanto está adormecido (e digo infelizmente porque não conhecendo as razões posso dizer-vos que em meu entender contribuía de forma muito significativa para a qualidade de ensino não só aos estudantes de Setúbal mas do país ... ): "Acho essa ideia das transmissões fantástica, vamos lá ver quais as que consigo ouvir. Cool, Fernando e Pianoman!"

Ainda no dia 5 de Maio e agora a propósito de um post em que comunicávamos os resultados intermédios da votação do concerto de piano preferido dizia-nos o Mário: "Caro Fernando,"Já sabem que estou siderado por esta ordem ... mas a democracia é assim", não é bem assim. Com certeza não ignora que um só indivíduo pode facilmente votar 5 ou 10 vezes - basta que tenha acesso a computadores do local de tabalho, netcafé e de amigos, além dos que tem em casa. Nem sequer há 1 voto por ligação, mas sim um voto por computador (desde que não estejam em rede). E facilmente se organizam sindicatos de voto... Não estou a menorizar o interesse da sua votação, em que participei votando modestamente 2 vezes! (foi para fazer o teste...:-))- mas não me admira quealquer resultado. Abraço , Mário". Nessa altura senti necessidade de responder ao Mário explicando-lhe que não conseguia ver incentivo suficiente para a batota e que no caso de haver alguém que a visse eu acharia que só pela dedicação merecia a vitória: "Mário, Bom se se organizaram sindicatos de voto para votarem num concerto de piano preferido num blog como o meu digo-lhe que estou disposto a dar um prémio de persistência e dedicação ao(s) organizador(es). Nope, não ignoro que é um voto por máquina (aliás mais correctamente um voto por browser diferente em cada máquina já que a cookie funciona por browser) mas sinceramente nunca acreditei que houvesse incentivo à batota :-) :-) em ultima consequência se a música de Ravel desperta tal vontade então a minha alma fica feliz na mesma e a vitória é merecida.se for só uma acção para demonstrar que se pode manipular um resultado ... bem é uma demonstração bem fútil." Pianoman por seu lado preferia destacar de forma positiva o facto do Concerto de Ravel poder efectivamente merecer o primeiro lugar: "Eu por acaso não estranho que o Concerto de Ravel esteja em 1º lugar neste momento, pois é um concerto lindíssimo com um segundo andamento que já me causou das melhores sensações musicais que conheço. Já o de Bartók e o de Schostakovich em 2º e 3º lugares...pois...nunca pensei que houvesse "tanta" gente a gostar desses concertos. Eu votei em apenas 1 concerto e uma só vez: o 4º de Beethoven." JoãoC por seu lado referia a sua tristeza face a classificação de Grieg e Brahms e também à ausência do terceiro de Rachmaninoff : "Acho que o concerto para piano nº3 de Rachmaninov também merecia estar entre estes que é tão ou mais fabuloso que o 2º, na minha opinião. Fiquei surpreendido com a classificação, com o concerto de Bàrtok em segundo, etc. E com pena minha vejo os concertos de Grieg e de Brahms lá para baixo, que não são os meus favoritos mas que me são muito queridos. Podem contar com o meu voto (apenas uma vez), hehe."

A 6 de Maio dizia Frioleiras sobre uma transmissão em directo : "não estou "aí" orque estou a ouvir purcell........... Conhece a nova revista Choc? Que acha dela?"

A 8 de Maio Fernando Gonzalez dizia sobre uma interpretação de Marta Argerich do Concerto nº 1 para Piano e Orquestra de Liszt : "A interpretação de Martha Argerich é, na minha opinião, imbatível."

No dia 8 de Maio dizia Pedrita (a propósito de mais uma transmissão em directo) : "Parabéns ao seu filho. Mozart é sempre maravilhoso. eu falei no meu blog de um recital que fui. beijos, pedrita". Ainda sobre este post mas no dia 11 de Maio Fantasia Musical confessava : "Oh, meu Deus! Tenho andado numa roda viva e ainda não me tinha apercebido que já passou mais um ano... Parabéns ao filho e, claro, aos pais! :)"

No dia 8 de Maio Pianoman mais uma vez corrigia uma tradução incorrecta : "Fernando: Harpsicórdio ?? hehehe. Nunca tinha ouvido tal termo. Se é a tradução de "harpsichord", então deverá ser "Cravo". Mesmo assim, não considero que "Cravo" seja o termo adequado para este concerto. Talvez se pudesse usar o termo "Teclado" porque este concerto foi composto claramente para Piano, mas pode ser tocado em Cravo também. Foi composto perto de 1780, penso, e isso faz com que já existissem pianos há cerca de 70 anos. A existência de indicações de dinâmica na partitura do concerto também é um bom indício da intenção "pianística"."

No dia 9 de Maio Ematejoca desejava-nos um bom fim de semana : "Ein schönes Wochenend, Fernando e família!" enquanto Luis Henriques nos corrigia : "Pequena correcção: No concerto do José Eduardo Martins onde se lê "Fernando Lacerda", deverá ler-se "Francisco de Lacerda". Meu conterrâneo e um dos maiores compositores portugueses do séc. XX."

No dia 10 de Maio Gi envia-nos saudações verdibrancas ... "Hehe, saudações verdibrancas, Fernando." (isto porque haviamos confessado ir assistir a outro tipo de música.

No dia 11 de Maio em mais um post sobre a votação do nosso concerto de piano preferido dizia Mário: "Mais 11 votos??? Mas será que a minha campanha tem algo a ver com isso? Bom, proximamente vou puxar pelo Brahms! Já agora: sou do Porto mas não do FCP. Acho mesmo que futebol e música...nao ligam! Estou a precisar de um "Diz que não gosta de futebol?" :-) Mário". Futebol e música não ligam? Não sei Mário não sei. Gosto de futebol como forma de entretenimento não como arte e acho um abuso o destaque que se dá a quem tem habilidade nos pés ... Preferia de longe que esse estatuto fosse para outro tipo de habilidade, mas gosto de ver um jogo de futebol e sobretudo de jogar. Por outro lado Luís Henriques estranhava a ausência dos concertos de Beethoven no top: "Estou a achar estranhíssimo que pelo menos 1 dos concertos de Beethoven não esteja no "top 5". É que Beethoven... é Beethoven! O concerto V nem tem comparação com o de Gershwin (que a meu ver é "ligeiro" demais para estar onde está). Mas, enfim..."

No dia 12 de Maio celebrávamos um título do F.C. Porto tendo por isso recebido dois comentários dizia-nos o Alexandre : "Pela minha parte...obrigado :) (mesmo não seguindo muito os assuntos do futebol)." mdsol por seu lado dizia : "Mas que simpatia! Pela parte que me toca, MUITO OBRIGADA! abraço azul :)))"

Oportunidades na Amazon