quarta-feira, 6 de maio de 2009

Liszt - Concerto Nº 1 para piano e orquestra

Hoje na Rádio CRS pudemos ouvir este concerto. Não consegui infelizmente chegar a casa a tempo e por isso não estive convosco em directo mas não queria deixar no entanto de vos dizer algumas palavras sobre este concerto até porque com apenas 4 votos é um dos últimos classificados.

Este concerto começou a ser composto por Liszt relativamente cedo tendo conhecido a sua primeira versão completa em 1849 (um processo que diz-se começou em 1830). O concerto apresenta-se em quatro andamentos mas que são interpretados sem interrupção o que sai nitidamente da forma clássica de concerto sendo um modelo que sem ser original é não obstante inovador.

Os quatro andamentos contrastantes são muito mais do que o tradicional concerto para fazer sobressair o aspecto virtuoso do solista, sendo quase concertantes, sinfónicos traduzidos numa verdadeira unidade entre o piano e a Orquestra. Há quem pense que esta é um influência directa de alguns comentários de Schumann sobre a necessidade de invenção de uma forma unificada (o segundo concerto de Liszt segue ainda mais esta ideia).

É um concerto relativamente curto que podem ouvir aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte) numa interpretação de Marta Argerich para quem não pode ouvir o magnífico Richter hoje às 22h.

1 comentário:

  1. A interpretação de Martha Argerich é, na minha opinião, imbatível.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon