quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fanny Mendelssohn (1805-1847)

Há relativamente pouco tempo falamos da esposa de Robert Schumann, Clara Schumann como um dos exemplos que na época romântica se conseguiu de alguma forma afirmar como compositora. Um dos outros casos interessantes é a irmã de Felix Mendelssohn , Fanny que tal como Clara era uma excepcional pianista mas que não se limitou a esse papel, aliás na linha de outros pianistas excepcionais como Liszt ou Chopin por exemplo.

Fanny beneficiou da mesma educação esmerada do irmão e também como ele cedo demonstrou uma enorme capacidade que era geralmente considerada como sendo comparável à do irmão. Porém claro que as atitudes em relação às mulheres e ao papel que podiam desempenhar acabaram por desequilibrar as coisas. O irmão realmente apoiava a irmã e até "deixou" que fossem publicadas obras suas em seu nome. O pai por seu lado embora condescendesse não deixava também de afirmar que "a composição para Fanny não seria mais do que um adorno".

Na verdade não fosse o facto de Fanny se ter casado com um artista (o pintor Wilhem Hensel) que esse sim apoiava totalmente a actividade de composição da esposa e provavelmente ainda saberíamos menos das 466 peças compostas na sua curta existência.

De todas essas peças escolhemos para ilustrar a capacidade de Fanny o Op. 7 nº 4 "Du bist die Ruh".

Oportunidades na Amazon