Temos falado até agora neste período barroco de compositores Alemães e Italianos. Ainda não terminamos Telemann mas hoje vamos fazer uma pausa porque reparei que na realidade ainda não falamos (vergonha) dos franceses.
Dos três compositores franceses do barroco de que iremos falar (Couperin, Lully e Rameau) vamos começar precisamente por aquele que mais apreciaria ser chamado françês.
Na realidade Lully nasceu em Florença a 28 de Novembro de 1632. Filho do povo, sem grande educação musical cedo mostrou talento para tocar Violino e dançar. Foi por isso trazido por um nobre francês para a corte de Luís XIV onde acabou por ganhar os favores do rei, sobretudo através da dança (em que ele próprio e o rei dançavam).
Lully foi extremamente inovador não só na música como na sua ligação com outras formas de arte (não é que não se fizesse até aí mas a forma em que Lully as uniu foi na verdade única). Oiçam aqui uma peça que fazia parte da comédia "Bourgeois Gentilhomme" de Moliére com quem Lully criou um novo formato de entretenimento que perdurou até aos nossos dias: A Comédia Musical.