sábado, 30 de maio de 2009

Destaque Especial - Concerto da Sinfónica Juvenil (Hoje)

Já vos falei deste concerto nas minhas recomendações de fim de semana mas aqui fica o destaque especial. Hoje às 21:30  na Igreja da Cartuxa em Caxias onde também às 21:30 estará a Sinfónica Juvenil num programa que inclui Beethoven Abertura “Prometheus” a Sinfonia nº. 8 – Sol Maior de Dvorak e o Concerto para violino, Op. 64 Mendelssohn onde será solista Manuel Abecassis. O concerto terminará com a Marcha nº. 4 “Pompa e Circunstância”. A Orquestra será dirigida por Christopher Bochmann.

A entrada é livre, o programa aliciante por isso ... já sabem. Se estiverem no Porto não percam a oportunidade que Serralves vos dá este fim de semana. 40 Horas Non-Stop ... 

Recomendações para o fim de semana 30/31 de Maio 2009

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.

Começamos a nossa viagem pelo sul, no Teatro Municipal de Faro onde integrado nos Concertos Promenade - teremos um concerto intitulado "Quadros de Uma Exposição" de Modest Mussorgsky. O concerto será interpretado pela Orquestra do Algarve dirigido por Cesário Costa. Será no Domingo 31 pelas 12h.

Ainda no Algarve no Centro Cultural São Lourenço (Loulé) teremos um recital de piano por Sa Chen no Sábado às 21:30. Serão interpretadas obras de Mendelssohn, Schuman, Liszt, Lyadov, Chopin, Rachmaninoff, Ravel e Scriabin. Sa Chen diga-se é uma das pianistas mais interessantes da sua geração tendo sido premiada nos mais respeitados concursos de piano do mundo.

Um pouco mais a Norte em Elvas, não sabemos exactamente onde, no Sábado às 18h teremos o Grupo Vocal Olisipo. Serão interpretadas as obras Responsórios de Sexta-feira Santa de Francisco Martins e Officium Defunctorum de Estêvão de Brito.

Em Almada no Teatro Municipal teremos um recital de piano por João Aboim no Sábado às 21h30.

Neste concerto não estarei com toda a certeza porque à mesma hora estarei na Igreja da Cartuxa em Caxias onde também às 21:30 estará a Sinfónica Juvenil num programa que inclui Beethoven Abertura “Prometheus” a Sinfonia nº. 8 – Sol Maior de Dvorak e o Concerto para violino, Op. 64 Mendelssohn onde será solista Manuel Abecassis. O concerto terminará com a Marcha nº. 4 “Pompa e Circunstância”. A Orquestra será dirigida por Christopher Bochmann.

No dia 31 de Maio às 15h no Palácio Foz teremos um recital pelos alunos do Instituto Gregoriano de Lisboa.

Um pouco mais a Norte e saindo agora da zona de Lisboa teremos integrado no Cistermúsica 2009 - XVII Festival de Música de Alcobaça uma peça intitulado "As Aventuras da Polegarzinha". Baseado no conto de Hans Christian Andersen conta com música de Raymond Alessandrini, texto de Bruno Belthoise e Maud Alessandrini e interpretação de Bruno Belthoise (piano), Sébastien Marq (flautas de bisel) e Alexandre Delgado (narrador). Será no Cine-Teatro de Alcobaça Domingo às 11h e é obviamente especialmente dirigido a crianças.

Integrado na Primavera Musical 2009 - 15º Festival Internacional de Música de Castelo Branco teremos um concerto interpretado pelo Quatuor Psophos no Governo Civil de Castelo Branco Sábado às 19:30. Este concerto celebra também o Bicentenário de F. Mendelsohn e J. Haydn. Este concerto inclui Buffet, no final do mesmo (incluído no preço do bilhete €10).

Finalmente na Invicta cidade do Porto teremos a "A Criação" de Haydn pelo Coral de Letras da Universidade do Porto dirigido por Joana Carneiro na Casa da Música do Porto. Será no Domingo às 18h. Serão solistas Liliana Sofia Coelho (soprano), Finnur Bjarnason (tenor) e Job Tomé (barítono).

Mas sobretudo na Invicta e para finalizar não podemos deixar de felicitar Serralves pelos seus 20 anos e recomendar que visitem os seus jardins e as numerosas actividades incluídas nas 40 horas non-stop. Visitem o site aqui para uma lista completa. No que diz respeito à música sugeria por exemplo a Orquestra de Sopros da ESMAE dirigida pelo Maestro António Saiote com as seguintes obras: Abertura para Candide (L. Bernestein),Arco-Íris (2ª Fantasia) de Duarte F. Pestana, Júpiter (de “Os Planetas”) Gustav Holst, Abertura 1812 de Tchaikovsky, 1812 e 2ª Sinfonia de John Barnes. Será das 19h às 20h no Prado da Fundação Serralves.

E já sabem, abandonem os sofás adoptem uma vestimenta fresca e venham refrescar a alma porque música ao vivo é outra coisa !

Oportunidades na Amazon