terça-feira, 18 de maio de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #19 - 2010)

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#19 - 2010)

1. tradução eduardo gabarra winterreise : Sim,  no ciclo completo sobre a obra Winterreise utilizei como base a tradução de Eduardo Gabarra fazendo-lhe apenas ligeiras correcções que foram sempre indicadas nos textos a azul. A título de exemplo leiam este post.
2. musica classica do encerramento da novela viver a vida : Temos falado neste blog nestas ultimas semanas frequentemente desta novela. Não vou revelar o fim mas porque os nossos leitores brasileiros perguntaram vou responder a esta questão. Posso dizer-vos que este fim só por si vale a novela inteira. É a minha música clássica preferida, aquela que levaria para uma ilha deserta se só tivesse uma hipótese de escolha. Os meus leitores mais regulares já sabem por esta altura que se trata da nova Sinfonia de Beethoven em particular de uma das partes finais do ultimo andamento (o quarto). O Maestro João Carlos Martins é um exemplo de vida. Em tempos (na sua juventude) considerado um dos maiores interpretes de Bach sucessivas dificuldades retiraram-lhe a possibilidade de tocar piano tendo então dedicado-se à direcção de Orquestra. Já agora as palavras da Ode á Alegria são do poeta alemão Friderich Schiller. Uma tradução a partir do Inglês ficaria aproximadamente assim:
Não amigos
Não essas notas
Vamos antes cantar em mais agradáveis
e mais alegres sons!
Alegria! Alegria!

Alegria bela centelha da divindade
Filha de Elysium
Entramos inebriados com fogo
No teu santuário divina filha
A tua magia reúne 
O que o costume severamente dividia
Todos os homens serão irmãos
Onde repousará a tua gentil asa
 [...]
3. biografia de henri duparc : Henri Duparc (1848 -1933) foi um compositor  especialmente conhecido por ter escrito canções com poemas de Baudelaire, Gautier e Goethe entre outros grandes poetas. Infelizmente uma doença mental fez com que deixasse de compor e acabasse por destruir praticamente todas as suas obras. As obras de que falamos são consideradas pelos especialistas como sendo das mais perfeitas neste género. Mas não tomem a minha palavra sem julgarem por vós mesmos. De todas as composições escolhi Invitation au Voyage por ter sido um dos poemas de Baudelaire que mais me marcou.
4. biografia franz berwald 1 1.00 00:00:00 100.00% 100.00% : Compositor Sueco (1796 – 1868) do período romântico e praticamente ignorado durante a sua vida enquanto compositor foi por isso obrigado a encontrar outras formas de subsistência embora tenha chegado a ser professor de composição do Conservatório Sueco. Das suas quatro sinfonias a primeira é a mais original. Para ilustrar o seu estilo escolhemos no entanto o Concerto para Violino Op.2 que podem ouvir aqui.
5. frase de rubinstein : Não sei ao certo qual a citação de Rubinstein que este nosso leitor procura dado que este é um músico que nos deixou várias frases celebres, sobre o sucesso e sobre a vida. Pessoalmente se tivesse de escolher uma diria com Rubinstein: "A vida dá-nos tanto, há tanto sobre o qual estar feliz. A maioria de nós quer ser feliz à condição. Mas a verdadeira felicidade apenas pode ser sentida se não forem colocadas condições"
6. george boulanger violinista biografia : Violinista Romeno (1893 - 1958) de origem cigana estudou com Leopold Auer . Boulanger mudou-se para a América do Sul após a segunda Guerra tendo falecido na Argentina. Para além dos seus dotes enquanto violinista Boulanger era também um compositor relativamente conhecido por pequenas obras entre as quais sem dúvida "Avant de Mourir" que podem ouvir aqui.
7. ginette neveu biografia : Violinista francesa (1919 -1949) tragicamente falecida com apenas 30 anos sendo já na altura considerada uma das grandes violinistas do século XX. Ginette Neveu faleceu em resultado do mesmo acidente aéreo que vitimou Marcel Cerdan na altura namorado de Edith Piaf, acidente que se deu na ilha de S. Miguel (Açores). Bem sei que me vou repetir mas terei de mais uma vez escolher o Concerto para Violino de Sibelius, uma das fantásticas gravações existentes de Neveu. Só mesmo Deus sabe o que teria feito se tivesse continuado a interpretar durante mais uns anos ...
8. im wunderschonen monat mai schumann : A primeira das canções do ciclo Dichterliebe. Leiam aqui.
9. youtube carrapatoso poemario de sophia : Quanto ao vídeo no You Tube não é difícil de encontrar um exemplo de um extracto desta obra de Eurico Carrapatoso.
10. youtube final do ultimo andamento da 4 sinfonia de ... braga santos : Não foi muito difícil de encontrar este também. Agora fiquei com curiosidade de ouvir a versão com coro. É sem dúvida uma obra fantástica de um compositor que se preocupava genuinamente com o facto de compor música que pudesse ser apreciada por todos. Eu sei, eu sei que há quem pense que não deve ser assim. Sem querer cercear a liberdade criativa de ninguém diria que há espaço para tudo ... Podem ouvir aqui o referido final que vale a pena.

Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 668 visitas de 15 países diferentes das quais 353 de Portugal, 288 do Brasil e 6 da  Alemanha que mantém este volátil terceiro lugar. Lisboa com 136 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 50 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 44 visitas.

Destas 59 foram directas, 139 foram através de sites de referência enquanto 334 foram de motores de pesquisa. 26 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 36 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 261  subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 920 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi Uma Forma Diferente de Festejar a Música que foi lido por 36 vezes e que também foi o post que mais visitas gerou de volta ao site (29 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  foi a mais lida (49 vezes).

Oportunidades na Amazon