terça-feira, 13 de abril de 2010

Primavera Musical 2010 - 16º Festival Internacional de Música de Castelo Branco

Do blog Folhas Pautadas chegou-nos a noticia que se irá iniciar no próximo dia 21 de Abril o 16º Festival de Música de Castelo Branco às 21:30 no Museu Francisco Tavares de Proença Júnior. O festival inicia-se com um recital de piano por Miguel Borges Coelho. Os bilhetes estarão disponíveis a partir de amanhã dia 14 de Abril. O segundo concerto terá lugar no dia 7 de Maio, um dia muito especial por estas bandas como já sabem por causa deste post ... Este segundo concerto será pela Orquestra da ESART. Todo o programa do Festival está disponível no Folhas Pautadas (link em cima) e irá em breve estar no site e blog oficial (apenas não os coloco aqui porque à hora em que estou a escrever a informação que está nesses sites ainda é a de 2009). Este festival vai também  ficar em destaque aqui no nosso blog !

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #14 - 2010)

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #14

  1. concerto grosso:  Embora faça parte das pesquisas frequentes, aliás como também a seguinte tendo em conta que continua a ser uma pesquisa a que aparentemente os nossos leitores não encontram resposta aqui fica a recomendação: Leiam este post.
  2. henry purcell biografia: Sim, publicamos uma biografia de Purcell e apesar de estar na nossa lista de pesquisas frequentes continua a não ser encontrada ... Assim leiam este post.
  3. beethoven+ sinfonia nº4 : Falamos desta sinfonia aqui.
  4. blog albrechtsberger : Publicamos neste blog uma biografia sobre o grande professor de Beethoven.
  5. estudos comentados chopin : Falamos destes estudos aqui. Chamar a isto um comentário é que é possivelmente um pouco forte.
  6. maria "raquel cambournac" :  Jovem violinista de que já falamos aqui por ter sido premiada no Concurso Capela. Leiam aqui.
  7. paganini musica meditação : Confesso que não estou bem a ver como é que a música de Paganini possa ser música de meditação. 
  8. radio vivacce : Com toda a certeza a rádio com que a RTP festeja os aniversários de Schumann e Chopin. Altamente recomendada a visita ao site aqui.
  9. vida e obra de domenico scarlatti :  Compositor Italiano do período barroco que residiu 25 anos em Madrid. Falamos dele nesta biografia.
  10. yehud menuhin violinista beethoven concerto para violino : Na verdade Menuhin é um dos meus violinistas preferidos quer pelo seu talento quer pelo seu carácter e obra. Este concerto de violino, o único que Beethoven escreveu foi aqui votado por todos como o nosso concerto preferido. Há no You Tube uma interpretação completa em 6 partes deste concerto. Esta interpretação foi gravada ao vivo em 1947 e dirigida por Furtwangler com a Filarmónica de Berlim. Gravação sem dúvida histórica só por si. Parte 1,  Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6.


Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 355 visitas de 13 países diferentes das quais 257 de Portugal, 69 do Brasil e 8 de Espanha que assim volta a um volátil terceiro lugar. Lisboa com 73 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 43 visitas e finalmente em terceiro Sacavem  com 16 visitas numa estreia neste terceiro lugar.

Destas 53  foram directas, 117 foram através de sites de referência enquanto 163  foram de motores de pesquisa. 22 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 31 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 263 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 572 (feeds + visitas "normais").

O conteúdo mais popular lido através dos feeds foi o post "As dez mais interessantes pesquisas da semana passada" tendo sido lido por 40 vezes e gerado 29 visitas ao blog propriamente dito.

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto "Lista de Violinistas"  foi o mais lida tendo sido visitada por 17 vezes.

Oportunidades na Amazon