terça-feira, 15 de abril de 2008

Recomendações antecipadas - Dias da Música - Sexta-Feira 18 de Abril

É claro que o próximo fim de semana vai ser dedicado completamente aos Dias da Música no CCB. Por isso vou fazendo aos poucos algumas recomendações pessoais de concertos de que penso poderão gostar. Confesso que não garanto que ainda hajam bilhetes para todos os que vamos aqui referir quando lerem mas prometo que verifico primeiro online antes de fazer a sugestão.

A primeira recomendação vai para Sexta-Feira às 23:30 em que poderão ver no grande auditório às 23:30 o SEXTETO DE ROBY LAKATOS. Trata-se de um violinista de origem cigana, descendente directo do lendário Janos Bihari que nos irá proporcionar momentos absolutamente únicos. Para terem uma ideia do que poderão ver podem visitar o site oficial.

No Sábado às 15:00 claro não percam os Violinhos da Academia de Música de Lisboa num dos espaço livres desta festa de música. Mas sobre este concerto darei mais informações em breve.

Muzio Clementi (1752 - 1832)

Muzio Clementi nasceu a 23 Janeiro de 1752 em Roma.

Já falámos de Clementi quando traçamos o percurso do seu aluno John Field. Como compositor Clementi é hoje relativamente desconhecido. Não fosse o facto de algumas das suas peças serem frequentemente utilizadas para ensino acrescido do recente esforço do grande pianista Vladimir Horowitz e Clementi teria desaparecido quase completamente da nossa memória.

Isto apesar da sua influência ter sido considerável na sua época nomeadamente por ter sido o editor de algumas das obras de Beethoven (demasiado liberal nas correcções que se permitia de acordo com a opinião de alguns musicólogos), de ter sido um dos alicerces na consolidação da forma actual do piano enquanto instrumento (no seu notável papel de fabricante) e ainda por ter sido autor de um manual de ensino Gradus ad Parnassum do mesmo instrumento que foi notável para época.

Provavelmente de forma inadvertida Mozart contribuiu de forma significativa para este esquecimento ao emitir em algumas cartas opiniões muito pouco favoráveis (e estamos aqui a ser simpáticos) sobre Clementi. Pensa-se que Mozart não teria intenção que essas cartas alguma vez fossem tornadas públicas mas ao sê-lo acabaram por espessar uma profunda e injusta sombra na obra de um homem que se dedicou de corpo e alma ao Piano. Inversamente Beethoven era um profundo admirador da obra de Clementi sendo inclusivamente clara a influência que este exerceu numa parte substancial da obra de Beethoven para este instrumento.

Tendo os seus alunos vindo mais tarde a influenciar toda uma escola de pianistas pensamos ser justo recordar aqui uma das suas peças que continua hoje a ser tocada por milhares de jovens pelo mundo inteiro. Neste caso uma jovem de seis anos que podem ouvir aqui (trata-se da sonata nº3 Op. 36 em Dó Maior). Por curiosidade se quiserem ver essa mesma jovem cinco anos mais tarde a tocar Beethoven podem vê-la aqui. Notável penso, veremos o que o futuro lhe reserva ...

Clementi faleceu em Evesham no dia 10 Março de 1832.

Estamos quase a iniciar o período romântico ...

Não, não estou apaixonado, bem isso também estou há muito tempo (há mais de duas décadas), mas não é o que queria dizer neste post :-)

O que quero dizer é que em breve iremos aqui falar dos compositores deste período que se segue ao período clássico de que temos vindo a falar. Confesso que em termos gerais é o meu período preferido. Na verdade se exceptuarmos Bach e Beethoven muitos dos restantes compositores de quem gosto particularmente estão neste período.

Iremos falar de compositores como Brahms, Tchaikovsky, Mendelssohn, Chopin, Bruck, Paganini, ... até lá nos próximos dias ainda vamos falar de compositores do período clássico (ainda temos bastantes em carteira :-))

Hoje daqui a pouco deixo-vos com Clementi.

Oportunidades na Amazon