terça-feira, 27 de maio de 2008

Entrevista em Jornalismo Porto Rádio

Há uns dias o projecto Jornalismo Porto Rádio perguntou-me se aceitaria responder a algumas perguntas sobre este vosso blog. Claro que aceitei e convido-vos agora a ver o resultado aqui.

As minhas desculpas por só agora vos ter falado disto e o meu agradecimento à Ana Tulha e Tatiana Carvalho pela simpatia do convite.

Fica também a proposta para visitarem este projecto com uma breve descrição retirada do referido site:

JPR é uma webrádio desenvolvida no âmbito do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. No ano em que se assinalam os 100 anos da primeira transmissão de voz via rádio*, por Reginald Fessenden, pretende-se com este projecto extra-curricular dotar a LJCC de um pólo de investigação e de prática laboratorial das tecnologias de produção e difusão radiofónica mais recentes.

A webrádio é, nesta fase, um projecto extra-curricular, que tem como objectivo reunir num mesmo espaço digital, o áudio, o texto e a imagem. Além das várias plataformas a desenvolver, a webrádio será um espaço de investigação, concepção e de planeamento de produtos radiofónicos no âmbito das novas tecnologias.

No plano dos conteúdos, a webrádio terá uma forte componente informativa, incidindo sobre temas ligados à universidade, ensino, ciência, investigação, não esquecendo a vertente do entretenimento, com destaque para a música.

Como projecto extra-curricular que é, a webrádio JPR não tem uma estrutura permanente, sendo produzida por um conjunto de alunos que manifestaram vontade de participar numa iniciativa deste tipo e que dão agora os primeiros passos na descoberta da rádio.

Nesta fase, o projecto da webrádio JPR está a ser desenvolvido com o apoio da Reitoria da Universidade do Porto através de uma bolsa de pré-graduação que lhe foi atribuída por concurso.

Paganini - A gargalhada do diabo

O capricho nº 24 que vos mostrei no fim de semana é sem dúvida a mais díficil das peças que compõem o Op. 1. A mais enigmática no entanto ou se quisermos a que desperta maior curiosidade é o nº 13 também chamado "A gargalhada do diabo" porque se diz que esta se pode ouvir na peça. Fica aqui o desafio ... podem identificar esse momento ? Oiçam Heifetz (de novo) aqui.

Em nota de rodapé saliente-se que a ligação de Paganini com o diabo, na dramatização da época não se resumia a esta peça. Pela sua incrivel habilidade era comum dizer-se que este virtuoso tinha vendido a sua alma ao diabo ... enfim um pouco radical como explicação mas um sintoma do romantismo tão apropriadamente dado a excessos de emoção.

Oportunidades na Amazon