terça-feira, 27 de maio de 2008

Paganini - A gargalhada do diabo

O capricho nº 24 que vos mostrei no fim de semana é sem dúvida a mais díficil das peças que compõem o Op. 1. A mais enigmática no entanto ou se quisermos a que desperta maior curiosidade é o nº 13 também chamado "A gargalhada do diabo" porque se diz que esta se pode ouvir na peça. Fica aqui o desafio ... podem identificar esse momento ? Oiçam Heifetz (de novo) aqui.

Em nota de rodapé saliente-se que a ligação de Paganini com o diabo, na dramatização da época não se resumia a esta peça. Pela sua incrivel habilidade era comum dizer-se que este virtuoso tinha vendido a sua alma ao diabo ... enfim um pouco radical como explicação mas um sintoma do romantismo tão apropriadamente dado a excessos de emoção.

5 comentários:

  1. Ó Fernando, fico à espera da tua explicação para perceber onde está a gargalhada do diabo. Ouvi duas vezes, gostei, mas... Fico à tua espera. E não vale gozar com quem diz que não percebe (gostar, gosto, mas perceber!?) nada de música clássica.
    Carpe diem!

    ResponderEliminar
  2. LOL, Raul . Eu não estava a gozar :-) ... Acho que a gargalhada está mais na fertil imaginação dos homens do que propriamente na música, mas fica prometida a explicação (sem qualquer tipo de gozo ... :-)).

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que não estavas a gozar. Eu sei.
    Carpe diem!

    ResponderEliminar
  4. Penso que a gargalhada do diabo se refere à descida cromática presente no início da introdução lenta.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por este blog, está muito bom e interessante. Eu também sou estudante de música e estou a formar-me como violinista. cumprimetos e boa tarde.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon