sábado, 12 de janeiro de 2008

Os concertos para Violino de Mozart

O concerto de que vos mostramos ontem uma interpretação de Giles Apap é um dos cinco concertos para Violino que Mozart compôs. Existem dois outros concertos originalmente atribuídos a Mozart K. 268 e K. 271a que se pensa hoje não terem sido escritos por ele (pelo menos na totalidade).

Estes cinco concertos (o de ontem é o terceiro) foram todos escritos em 1775 e constituem o único período em que Mozart se interessou por este género. Uma explicação possível é que este tipo de composição era aquele em que Mozart sentia que menos poderia inovar tendo por isso preferido concentrar-se em outros tipos de composições. Na realidade o movimento clássico pouco tinha modificado o estilo concertante aperfeiçoado por Vivaldi.

Uma outra explicação possível, defendida pelos mais fieis Mozartianos passe a expressão é que o quinto concerto é de tal forma perfeito que Mozart considerou que não havia mais nada que pudesse melhorar ou inventar.

Já que estamos a falar desse quinto concerto é desse que hoje vos iremos mostrar um extracto tocado por uma outra jovem violinista holandesa Janine Jansen (podem consultar o seu site oficial aqui ).

Este concerto tem uma estrutura tradicional em três andamentos:
  1. Allegro Aperto - Adagio - Allegro Aperto
  2. Adagio
  3. Rondo - Tempo di Minuetto
O terceiro andamento contém passagens de "música turca" pelo que este concerto é por vezes chamado de "Turco".

Oportunidades na Amazon