quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Recomendações da Quinta (18.09.2008)

Quinta-Feira é dia de recomendações musicais como sabem. Por essa razão podem saborear propostas para todo o país. Recomendamos também uma visita a cultura.sapo.pt onde os nossos amigos da Sercultur nos dão muitas outras recomendações de música clássica. A maioria destas recomendações foi aliás retirada dessa lista.

Começamos como de costume pelo sul mais precisamente Loulé onde decorre o X Encontro de Música Antiga de Loulé. Assim no dia 20 Sábado teremos um concerto pelo agrupamento Alta Capella na Igreja Matriz de Alte pelas 21:30. No dia 21 pelas 21:30 na Igreja Matriz de Salir o agrupamento La Nave Va apresenta um concerto barroco encenado.

Ainda no Algarve mas agora na Igreja de São José (Albufeira) a Orquestra do Algarve dará um concerto acompanhada pela Soprano Ana Quintans e dirigida por Cesário Costa. Será às 21:30 de Sexta-Feira sendo o programa composto por obras de Félix Mendelssohn, Luís Tinoco e Franz Schubert.

Em Évora integrado no IX Ciclo de Concertos «Música nos Claustros/Encontro de Instrumentos e Vozes Ibéricas» Vladimir Pavtchinskii (clarinete) e Ian Mikirtoumov (piano) darão um Recital de Clarinete e Piano no Convento dos Remédios na Sexta-Feira pelas 21:30. Serão interpretadas obras de Weber, M Arnold, Donatoni, Debussy e Poulenc. Integrado no mesmo ciclo de concertos no Sábado 20 à mesma hora e mesmo local (21:30) teremos um concerto por Paulo Carrilho (tenor), Inês Madeira (mezzo soprano) Sofia de Castro (Soprano), Diogo Oliveira (barítono) e Abel Chaves (piano) intitulado "Ópera e Musicais" composto por excertos de óperas e composições de Mozart, Offenbach, Donizetti, Massenet, Delibes, John Kander, Mitch Leigh, A. Lloyd Webber, M. Schonberg, Leonel Bart e S. Schwartz.

Em Lisboa integrado no Festival Música Viva 2008 a Orquestra Metropolitana de Lisboa estará no Mosteiro dos Jerónimos dia 19 Sexta-Feira pelas 22h dirigida pelo Maestro Pedro Amaral. Será interpretado Mixtur 2003 nas duas versões (original e retrogradada). Neste concerto é também apresentada a histórica obra Gesang der Jünglinge, seguindo uma proposta programática definida pelo próprio compositor. A entrada é livre.

Ainda em Lisboa e estamos nitidamente na época dos ciclos e festivais de música clássica, integrado no XI Festival Internacional de Órgão de Lisboa propomos na Sexta-Feira 19 às 21:30 na Sé Patriarcal de Lisboa um recital de Orgão por Paolo Crivellaro que apresenta um programa baseado no conceito "J. S. Bach e os seus antecessores". Integrado no mesmo estival poderemos ver no dia seguinte (Sábado 20) na Igreja de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) pelas 21:30 António Esteireiro (Orgão) e o Coro de Câmara e Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa sobre a direcção do Maestro Armando Possante. Continuando com este festival de novo na Sé Patriarcal de Lisboa teremos no Domingo um recital de Orgão por Harald Vogel às 21:30. A entrada para estes três concertos é livre.

Passando agora para locais perto de Lisboa teremos em Cascais no Domingo no Centro Cultural de Cascais um concerto intitulado «Três mais três igual a quatro (3+3=4)» pelo Moscow Piano Quartet. Será no Domingo às 17h. Serão interpretadas obras de J. Haydn, S. Taneiev e J. Brahms.

Em Loures (penso que uma estreia nestas recomendações) teremos integrado nos III Encontros com a Música Clássica – Loures 2008 o Coro de Câmara In Honoria Música, formado por Filipa Lopes (soprano), Myriam Madzalik (soprano), Inês Khan (mezzo-soprano), João Tiago (tenor), Nuno Fonseca (barítono), João Oliveira (baixo) e Lilian Kopke (organista) na Igreja Matriz de Loures Sábado pelas 17h.

Passando agora à Invicta cidade do Porto teremos no Clube Literário do Porto Alberto Bastos e Marlene Fernandes num recital de clarinete e piano. Será na Sexta-Feira às 21:30 e a entrada é livre.

Finalmente voltamos à Madeira, mais precisamente a Porto Santo (que saudades) com o Ensemble Vocal Regina Pacis do GCEA dirigido por Zélia Ferreira Gomes. Será no Sábado às 21:30 no Centro Cultural e de Congressos de Porto Santo.

E é tudo ! Fiquem bem e já sabem, saiam de casa para ir ver música clássica . Já sabem que Ao Vivo é outra coisa !

Oportunidades na Amazon