terça-feira, 22 de novembro de 2011

MozART GROUP - Uma sugestão vinda do blog Atributos

No Blog Atributos encontramos esta pérola de comédia musical ...

ATRIBUTOS: MozART GROUP 

Recomendo que vejam o filme no You tube e sigam para os restantes vídeos do grupo que podem encontrar nos videos relacionados. A cara de Bobby McFerrin de puro deleite numa das partes deste vídeo seria suficiente (vejam por volta dos 5:30) ...

O site oficial do Grupo www.mozartgroup.org informa-nos que vão estar no nosso país entre os dias 26 e 29 de Junho. Certamente a não perder !

Mahler e Frère Jacques

Embora soubesse deste facto confesso que me tinha esquecido completamente porém este fim de semana no carro em conversa com o meu filho e porque precisamente estávamos a ouvir a primeira Sinfonia de Mahler ele resolveu fazer-me notar que o terceiro andamento - a marcha fúnebre - utiliza o tema da canção popular francesa (pelo menos penso que é essa a origem embora já tenha percebido que não é liquido que assim seja).

Porquê perguntei?  Bem é o Frére Jacques mas está num modo menor respondeu-me, é triste e é adequado por isso agora porque razão escolheu essa melodia não sei  ...

Fui investigar e aparentemente a intenção de Mahler é no mínimo dual e passo a explicar. Por um lado o modo menor e a inspiração infantil parece provir da paródia do funeral do caçador em que participam todos os animais - fingidamente tristes claro. A utilização dessa música infantil procuraria assim reconstituir essa ironia.

Porém por outro lado essa mesma melodia é utilizada em contraponto com uma outra melodia popular de raiz judaica pelo que existem musicólogos que interpretam este andamento como um conflito não resolvido entre as duas fés (conflito do próprio Mahler entenda-se). derivam este raciocínio do facto do contraponto utilizado nunca se resolver efectivamente.

A versão que estou a ouvir no carro é uma interpretação de Leonard Bernstein que como sabemos tinha uma compreensão muito profunda do drama de Mahler, ambos maestros e compositores, mais respeitados pela primeira função que pela segunda e magoados por isso. Justamente magoados diria.

Fiquem portanto com esta obra prima (um andamento belíssimo) ...


Oportunidades na Amazon