sábado, 7 de fevereiro de 2009

Tchaikovsky (1840 -1893) : Uma biografia - Os primeiros anos enquanto músico

Esta é a segunda parte da sequência sobre a vida de Tchaikovsky. Pode ler a primeira parte aqui.

Tchaikovsky após terminar o curso no Conservatório de São Petersburgo foi contratado para dar aulas no então recentemente criado conservatório em Moscovo. O salário era tão modesto que Tchaikovsky dificilmente poderia sobreviver com ele.

Porém Nicholas Rubinstein (o director do conservatório) ofereceu-lhe alojamento no seu próprio apartamento onde aliás também já vivia o jovem violinista Shradik.

Tchaikovsky é nessa altura um jovem relativamente inexperiente pesem embora os seus 25 anos e ainda pouco adaptado à vida em Moscovo. Kashkin um dos grandes amigos do compositor escrve que "Na aparência exterior Tchaikovsky produzia uma aparência favorável, mas o mesmo já não se pode dizer quanto à sua forma de vestir". É por causa disso que Tchaikovsky herda, oferecido por Nicholas Rubinstein um sobretudo pertença de Wieniawsky.

No começo da sua carreira como professor, Tchaikovsky utiliza em grande parte o método do seu antigo professor Zaremba embora depois pouco a pouco tenha adquirido um programa próprio apesar de nunca se ter considerado um grande professor. A verdade é que o seu gosto pelo detalhe e pelo método, a sua dedicação, a memória impressionante para exemplos musicais com que ilustrava as suas aulas faziam dele um professor de excepção, muito melhor do que o próprio Tcahikovsky pensava.

Nesta altura da sua vida as referências musicais do compositor eram Glinka, Mozart e Beethoven preferindo Schumann a Chopin, embora nesses primeiros anos em Moscovo ao ouvir Chopin interpretado por Rubinstein e Wieniawsky o tenha gradualmente apreciado mais.

Culturalmente Tchaikovsky conhecia bem a literatura Russa e dominava o Francês. Apreciava Tolstoi e Ostrovsky, que aliás conhecia pessoalmente dos ciclos culturais de Moscovo e que viria a ceder-lhe o material para o libreto da sua primeira ópera Voyevoda (1867) (Op. 3) - esta ópera foi destruída pelo compositor embora tenha sido reconstruída a partir de esboços e as partituras de Orquestra existentes.

No período entre 1866 e 1868 Tchaikovsky estava a trabalhar em simultâneo no seu poema sinfónico "Winter Days" que viria a tornar-se a sua Primeira Sinfonia e que como sabemos sofreu a rejeição dos seus mestres Anton Rubinstein e Zaremba, para grande desgosto de Tchaikovsky e a sua ópera Voyevoda que viria a ser um relativo fracasso em grande parte devido a um naipe de cantores de qualidade inferior e uma orquestra inferior numa Moscovo então inteiramente dominada pela Ópera Italiana.

Podemos dizer assim que as primeiras experiências enquanto compositor não foram propriamente um sucesso estrondoso ... e não fosse alguma (bastante) persistência do compositor e teriamos perdido algumas das obras primas da música clássica.

Oportunidades na Amazon