quinta-feira, 20 de maio de 2010

Barbeiro de Sevilha ( Rossini)

Este é o post inaugural na sequência que ficou combinada com o resultado da vossa votação. Como é usual começamos por dar apenas alguns dados referentes à obra, antes de começar a dar-vos o detalhe da mesma.

Esta ópera foi composta em 1815 tendo sido estreada a 20 de Fevereiro de 1816 no Teatro Argentina em Roma. Reza a história que a ópera não foi muito bem recebida na estreia dado que na audiência estaria uma claque de Paisiello que tinha uns anos antes composto uma ópera com o mesmo enredo.

Isto apesar de Rossini fazer tudo para elogiar o trabalho de Paisiello e ter mesmo proposto um nome alternativo para a sua obra: Almaviva pretendia chamar-lhe. Além de defender que se tratava de uma forma totalmente diferente de exploração da obra de base de Beaumarchais. O libreto é de Cesar Sterbini e não Guiseppe Petrosellini como é muitas vezes indicado (este foi o autor do libretto da obra concebida por Paisiello).

É considerada por muitos o melhor exemplo de ópera cómica sendo actualmente uma das obras mais executadas no mundo fazendo parte do reportório standard de ópera.

Para ilustrar este post com um post só podíamos escolher a ária mais conhecida deste ópera e provavelmente uma das mais conhecidas do reportório operático.

Oportunidades na Amazon