terça-feira, 27 de novembro de 2007

Biografia de Henry Purcell

VIDA

Henry Purcell é possivelmente o compositor nativamente inglês mais significativo do período barroco. Nasceu a 10 de Setembro de 1659. O pai de Purcell era também músico (na corte de Charles II). Orfão muito cedo foi educado pelo tio.

Começa por cantar no coro mas cedo os seus dotes de compositor e organista revelam-se. Durante muito tempo compoe apenas música sacra para em 1689 compor aquela que se julga ser a primeira opera inglesa que aliás nunca foi exibida ao público durante a vida do compositor.

Henry Purcell morreu muito novo (com apenas 36 anos) mas compôs suficiente para ser considerado um dos maiores compositores ingleses de todos os tempos.

OBRA

Purcell compôs uma única ópera Dido & Aeneas baseada no poema Eneida. Para ilustrar esta obra magnifica escolhemos uma interpretação não menos sublime da meio-soprano inglesa Janet Baker. Verdadeiramente de arrepiar.

4 comentários:

  1. Este foi um dos primeiros cd´s que comprei (nos idos anos de 80) e optei pela versão da Emma Kirkby como Dido (na altura em que veio à Gulbenkian fazer o Messias -se bem me lembro..-e eu andava com grande entusiasmo nas suas interpretações..)e, tal como primeiro amor, nunca mais Dido teve para mim outra voz... (manias), no entanto reconheço a excelência da sua opção...

    ResponderEliminar
  2. Ah, concordo ... Mas a Emma tem um post só para ela :-) Aliás é bem capaz de vir a ter mais do que um. Que pena que indo a Barcelona não dê cá mais um pulo ...

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando Vasconcelos,

    Sou uma super fã do Henry Purcell.
    Desde muito nova que me apaixonei pelo Dido & Aeneas, depois a semi-ópera The Fairy-Queen...
    Mas a maior surpresa que tive na vida foram os meus filhos, um com 7 e outro com 10 anos, que me levaram a descobrir muito mais sobre Purcell.
    O mais novo pediu como presente de aniversário ir ver uma Ópera de Purcell. Moro perto de Amesterdão e por acaso a Ópera (semi-ópera) em exibição na altura era "King Arthur", se já gostávamos de Purcell mais ficamos a gostar!!! No mês seguinte ficamos igualmente encantados com mais uma semi-ópera dele "The Tempest"

    Não sei se será possivel encontrar em Portugal os cd's destas obras, mas é sempre possivel encomendar via internet. Em todo caso ACONSELHO!!!

    ResponderEliminar
  4. Os CD´s não sei se encontrarei, talvez na FNAC . Em todo o caso sou cliente regular da Amazon do ITunes, da Deutsche Grammophon online, da emusic pelo que não tardarei a seguir a sua recomendação. Obrigado por lerem o meu blog e sobretudo obrigado pela sugestão que vou concerteza seguir. Só tenho pena de não poder ouvir os concertos dele ao vivo como voçês por aí, mas enfim não se pode ter tudo. Abraços de Portugal para as terras da Holanda,
    Fernando

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon