O primeiro post de 2008 teve também um comentário da nossa já conhecida Artimanha que nos dizia : "Por muito que goste de Mozart, Beethoven é e sempre foi o meu preferido deste período da história da música. Confesso que sempre tive uma inclinação pelo Beethoven de Karajan, mas neste momento prefiro de longe a interpretação de Bernstein e esta é sublime. Boa noticia a da FNAC ter a série " Música para jovens" para mim que raramente encontro o que quero, ao ponto de comprar tudo o que posso na amazon. No dia 5 de Janeiro, a propósito de um Divertimento de Mozart discordava (provavelmente com razão) da minha classificação de música de câmara: "Excelente interpretação. Não sei é se concordo com a classificação de "música de câmara". O termo pressupõe um grupo de menores dimensões no qual os intervenientes dialogam, interagem, sem a mediação de um maestro."
Marilia Amália Marrafa Ferreira dizia-nos também no dia 1 de Janeiro de 2008: "Quando era pequena, via na televisão uma série de programas que se chamava concertos para jovens.Aprendi muita coisa com essa série.É de facto um excelente músico e motivou em grande parte o meu interesse pela música. Obrigada por este presente" .
Miguel Ângelo do blog Apenas Jazz no dia 4 de Janeiro de 2008 dizia-nos que "Bem, isto não é um blog. É uma autêntica enciclopédia de música clássica. Já está nos meus favoritos. Parabéns Fernando."
No dia 5 de Janeiro de 2008 festejavamos o 37º aniversário do Il Dissoluto Punito de um dos blogs - Opera e Demais interesses de que recomendo vivamente a leitura (também um dos nossos leitores que sabe muito mais de música do que este vosso escriba). Nesse post o aniversariante pedia : "Caro Fernando, Muito obrigado ;-))) Gostava de dar uma vista de olhos por esse livro! Um abraço, JGA, ossia...". Não pudemos até hoje satisfazer esse pedido, infelizmente. Porém Pianoman comentando esse mesmo post do dia 5 de Janeiro dizia-nos que conhecia bem o livro e propunha mesmo duas outras passagens sobre pianistas claro está: "É verdade ! um livro hilariante. Já tinha posto excertos no nosso Blogue, nomeadamente quando o assunto era pianistas. Se quiserem ver, podem fazê-lo AQUI e AQUI" .
No dia 9 de Janeiro, comentando sobre uma sonata de Mozart Pianoman iniciava uma verdadeira epopeia de correcções e sugestões que enriqueceram de uma forma fantástica este blog. Espero que tenham aproveitado tanto quando eu. Dizia: "Magnífica sonata esta que é tocada normalmente por alunos de piano que frequentam o 7º ou 8º graus. É uma das duas únicas Sonatas para piano que Mozart compôs em tonalidade menor, sendo que a outra é a K. (ou KV)457 (em Dó menor). Pena não ter nenhuma interpretação do 2º Andamento que é uma coisa simplesmente divinal, sendo um dos meus andamentos lentos preferidos. Recomendo vivamente a interpretação do pianista Dinu Lipatti. Duas pequenas correcções: No título do post está 301 em vez de 310. também no corpo do artigo aparece este lapso. A segunda é que refere por lapso que Arrau morreu no mesmo ano que Arrau. Embora seja verdade (hehehe) não parece que seja o que quereria dizer... Parabéns pelo Blogue !". No dia 11 de Janeiro comentando mais um erro numérico (uma troca de números de opus numas peças de Mozart para piano) confessava: "As K.457 e K.475 (que toquei ambas no meu exame de 8ºgrau de piano) foram também um quebra-cabeças para mim para decorar a sua numeração. Tive que arranjar um truque para decorar: tendo em conta a ordem normal fantasia-sonata decorei que os nºs são em ordem contrária (decrescente portanto): 475-457." A 30 de Janeiro dizia-nos Pianoman sobre o Concerto para Flauta de Mozart: "Flauta: esse instrumento que Mozart disse numa carta ao pai "não suportar", motivo que o fazia sentir "sem força" para compor o 3º Concerto para Flauta dos 3 que Ferdinand de Jean lhe encomendou. Para além disso, este K.313 é um "rearranjo" de um concerto para Oboé em Dó Maior, não sendo por isso uma obra original. Apesar de tudo isto...ambos são obras lindíssimas." Por acaso este comentário deu ocasião a um pedido de esclarecimento adicional, dizia eu então: Olá Pianoman. Obrigado pelo comentário. Eu por acaso estava persuadido que o concerto que é uma transcrição é o suposto segundo concerto para Flauta , o K. 314. Pelo menos na versão do Köchel que consulto é essa a informação que lá está ... Sendo o K. 313 original para Flauta. Será que estou enganado?" Claro que Pianoman não deixou de nos esclarecer (uma das poucas vezes em que eu estava com a razão :-)): "É exactamente isso. O concerto que foi transcrito é o K.314 em Ré Maior, que originalmente é em Dó Maior e para oboé (escrito em 1777). Foi confusão minha, pois comentei "de memória" e sem ver o vídeo do concerto, já que apenas me lembrava que era em Ré Maior e não do K.Obrigado pela correcção." A 20 de Fevereiro esclarecia mais uma vez sobre um post que abordava os quartetos de cordas de Beethoven : "Se me permite um pequeno comentário, a frase "...tem quatro andamentos que seguem a organização normal da forma sonata." pode ser algo confusa, pois pode parecer que quer dizer que cada andamento está em Forma-Sonata (escrevo assim para diferenciar da forma da Sonata) o que não é verdade. Penso que o que quer dizer é que o Quarteto tem os andamentos "normais" que deveria ter um Quarteto de Beethoven composto nesta altura, ou seja Rápido (Allegro)-Lento-Scherzo (substituindo o Minueto)-Finale (Allegro, podendo ser um Rondo)."
A 14 de Janeiro Scarlatti (que já conhecem do Ano 2007) voltava a comentar num post sobre um dos concertos para violino de Mozart : "Parece um dos Concertos Promenade da BBC... E a música de Mozart é perfeita !!!" . No dia 19 de Janeiro a propósito da Missa em Dó Menor K. 427 de Mozart fazia-nos uma excelente sugestão: "A minha missa favorita. Desde o arrepiante Kyrie até ao doce e maravilhoso "Et incarnatus est" do Credo, para mim o cerne da obra. E para mim a gravação de referência é a de Philippe Herreweghe da Harmonia Mundi, um tesouro !!!"
A 15 de Janeiro dizia PºG (de um dos outros blogs que está na nossa lista de recomendações. Dá-me Música) no primeiro de muitos comentários que viria a fazer: "Obrigado pelo comentário participativo. Fiquei com curiosidade relativamente a este blog que não conhecia. Pode ser que um dia até por aqui venha a falar de contrapont.. perdão, contra-improvisação lol".
A 20 de Janeiro de 2008 iniciou-se também nos comentários a Moura Aveirense comentando um post sobre a música sacra de Mozart : "Assisti este ano a esta Missa em Salzburgo, foi lindo! Obrigada pelas visitas ao meu "canto". Bom resto de domingo, Moura Aveirense". Uns dias mais tarde a 5 de fevereiro confessava Moura Aveirense que era o 5º Concerto de Piano para Beethoven o seu preferido : "O meu concerto de Piano favorito de Beethoven :) Uma boa noite, Moura Aveirense ". Leitora que uns dias mais tarde se "queixava" da ausência de uma recomendação para o Concerto da Cecília Bartolli na Gulbenkian : "E recomendação para o concerto da Cecilia, não há? ;) (Ai, estou a ser tão mázinha ;)). Bom fim de semana, Moura Aveirense". Claro que a Moura Aveirense estava a brincar, na verdade este concerto estava esgotado havia meses ... Brincadeira que continuaria depois do concerto comentando um post sobre Gluck : "A Cecilia Bartoli esteve em Lisboa?!? Não sabia... ;) hehehe Linda ária de Gluck, um dos meus CDs favoritos da Bartoli. Uma boa noite, Moura Aveirense". A 16 de Fevereiro referia a sua predilecção por umas partes de umas obras de Beethoven comentando o post sobre a Sonata nº 12 : "O 2.º andamento da Patética e a Marcha Fúnebre desta Sonata Op. 26 são dos meus preferidos na obra para piano de Beethoven. Lembro-me de os tocar, há alguns anos :-) A versão da Marcha Fúnebre pelo Gigels acho-a um pouco pesada demais... e barulhenta... Bom sábado, Moura Aveirense".
A 21 de Janeiro de 2008 tivemos o que deverá ter sido o primeiro comentário dos nossos irmãos brasileiros. Dizia-me então Ricardo Pinto a propósito do Concerto Nº 24 para Piano de Mozart: "Dos 27 concertos de Mozart, esse, o 24º em dó menor, é o meu preferido. Sua beleza suplanta qualquer outro concerto para piano já composto. Considero essa obra um verdadeiro milagre. Forte abraço e parabéns pelo blog. Ricardo Pinto, Uruguaiana, Brasil."
A 21 de Janeiro de 2008 tivemos o que deverá ter sido o primeiro comentário dos nossos irmãos brasileiros. Dizia-me então Ricardo Pinto a propósito do Concerto Nº 24 para Piano de Mozart: "Dos 27 concertos de Mozart, esse, o 24º em dó menor, é o meu preferido. Sua beleza suplanta qualquer outro concerto para piano já composto. Considero essa obra um verdadeiro milagre. Forte abraço e parabéns pelo blog. Ricardo Pinto, Uruguaiana, Brasil."
A 29 de Janeiro de 2008 tivemos um dos poucos comentários em língua castelhana (do México para ser mais preciso). Dizia-nos Diana Carolina comentando o post sobre o aniversário de Mozart : "Gracias por la cita, Fernando! He completado un poco el post con el texto del salmo, que no pudiera escucharse mejor, más que con la música que le ha adornado Mozart! Aunque claro, reconocemos que varios músicos hicieron lo suyo al respecto, pero la composición de Mozart en ésta obra es indescriptible. Un abrazo y felicidades! Nos felicitamos por Mozart!".
No dia 1 de Fevereiro numa das nossas recomendações de Quinta-Feira deu-se a estreia de Tufa Tau, explicando-nos que gostava de música clássica: "eu gosto de música "clássica"! fagote? mozart k.622 muito, muito, bom! fagote? o pedro e o lobo, fantástico! um instrumento deveras interessante. mas hoje andei pelas 4 estações... repeti o outono. abraço". Nesse mesmo dia dizia-nos Acordomar : "Fernando Gostei da visita e do elogio ... comparado com uma obra musical tao rica está muito aquem. Agradeço e desejo-te um bom Domingo Beijinho*"
A 2 de Fevereiro de 2008 num post sobre Beethoven dedicado ao seu aniversário dizia-nos Miguel : "O aniversariante agradece. E aproveita a referência à 'precisão' para recordar a clarividência de Beethoven ao escrever que só através "da Arte e da Ciência" podia a Humanidade aceder a uma vida mais elevada. Nada mau, da parte de quem sempre revelou grandes dificuldades na aprendizagem da aritmética elementar...". Miguel grande admirador e conhecedor de Beethoven voltaria a comentar no post sobre Fidélio a 3 de Dezembro de 2008: "Obrigado pelo vídeo, não sabia que existia um filme com a reabertura da Ópera de Viena! Já agora, uma pequena nota sobre um detalhe que em tempos me confundiu: houve de facto três versões da Ópera:
Opus 72, 1805 - Leonor
Opus 72a, 1806 - Fidélio
Opus 72b, 1814 - Fidélio
(refiro-me às datas e aos títulos das primeiras exibições da obra) mas quatro versões da Abertura. Entre 1806 e 1814 (pensa-se que terá sido em 1807) Beethoven escreveu uma versão da Abertura com vista a uma nova representação, a pedido dos músicos, que achavam qualquer das duas primeiras de difícil execução. A representação acabou por não ter lugar. Esta quarta Abertura, mais curta que as precedentes, foi descoberta após a morte de Beethoven e levou o número de Opus 138. Daí que hoje em dia seja frequente (não é o caso do título do vídeo sugerido no post) encontrar-se as seguintes designações para as Aberturas:
Opus 72, 1805 - Leonor
Opus 72a, 1806 - Fidélio
Opus 72b, 1814 - Fidélio
(refiro-me às datas e aos títulos das primeiras exibições da obra) mas quatro versões da Abertura. Entre 1806 e 1814 (pensa-se que terá sido em 1807) Beethoven escreveu uma versão da Abertura com vista a uma nova representação, a pedido dos músicos, que achavam qualquer das duas primeiras de difícil execução. A representação acabou por não ter lugar. Esta quarta Abertura, mais curta que as precedentes, foi descoberta após a morte de Beethoven e levou o número de Opus 138. Daí que hoje em dia seja frequente (não é o caso do título do vídeo sugerido no post) encontrar-se as seguintes designações para as Aberturas:
Leonor 1: Opus 138 (cerca de 10 minutos)
Leonor 2: Abertura de 1805 (cerca de 15 minutos)
Leonor 3: Abertura de 1806 (cerca de 15 minutos)
Fidélio: Abertura de 1814 (cerca de 7 minutos)
As duas últimas são magníficas. Mas confesso que a Ópera (na sua totalidade) não me entusiasma...
Bem sei que isto é uma heresia da parte de um apaixonado da obra de Beethoven, quando era o próprio quem declarava, poucas semanas antes de falecer: [cito o "Guide Illustré de la Musique Symphonique de Beethoven", de Michel Lecompte]: "De tous mes enfants c'est 'Léonore' qui m'a coûté les pires douleurs de l'enfantement, c'est elle qui m'a causé le plus de chagrin; et c'est aussi pour cela qu'elle m'est le plus cher. De préférence à toutes les autres, le la tiens digne d'être gardée et utilisée, pour la science de l'art.". Miguel também comentaria uns dias mais tarde a 5 de Fevereiro o post sobre o 5º Concerto de Beethoven: "Que maravilha! Dos (sete) concertos que Beethoven escreveu, este é, de longe, o que mais me emociona. São de arrepiar, aquelas escalas "pianinhas" a meio do primeiro movimento (compassos 310-330)..."
Leonor 2: Abertura de 1805 (cerca de 15 minutos)
Leonor 3: Abertura de 1806 (cerca de 15 minutos)
Fidélio: Abertura de 1814 (cerca de 7 minutos)
As duas últimas são magníficas. Mas confesso que a Ópera (na sua totalidade) não me entusiasma...
Bem sei que isto é uma heresia da parte de um apaixonado da obra de Beethoven, quando era o próprio quem declarava, poucas semanas antes de falecer: [cito o "Guide Illustré de la Musique Symphonique de Beethoven", de Michel Lecompte]: "De tous mes enfants c'est 'Léonore' qui m'a coûté les pires douleurs de l'enfantement, c'est elle qui m'a causé le plus de chagrin; et c'est aussi pour cela qu'elle m'est le plus cher. De préférence à toutes les autres, le la tiens digne d'être gardée et utilisée, pour la science de l'art.". Miguel também comentaria uns dias mais tarde a 5 de Fevereiro o post sobre o 5º Concerto de Beethoven: "Que maravilha! Dos (sete) concertos que Beethoven escreveu, este é, de longe, o que mais me emociona. São de arrepiar, aquelas escalas "pianinhas" a meio do primeiro movimento (compassos 310-330)..."
A 5 de Fevereiro de 2008 comentava Canela e Jasmim num post sobre o Concerto para Violino de Beethoven : "Eu gosto de música clássica. :))) Magoada de muitas lutas, de asas cortadas, receosa e tímida. Eu bem a avisei: "Vê lá miúda... pensa bem... as aparências iludem." margarida-e-a-palavra.blogspot.com. Um abraço e espero que me vás ler".
A 7 de Fevereiro dizia Je Vois la Vie en Vert (link a verde por uma razão óbvia): "Merci pour ta visite dans mon petit coin vert ! Ah, si j'aime la musique classique, particulièrement le violon et j'adore chanter de la musique sacrée (je suis soprano dans une chorale).Tu t'excuses pour tes erreurs en français ????? et moi qu'est-ce que je dois dire de mes erreurs en portugais ???? Et je vis au Portugal depuis 33 ans !!! L'important c'est de communiquer, c'est pour cela que je ne soigne ni mon accent ni mes erreurs car je ne veux pas commencer à penser réellement à ce je dois dire, je préfère que cela soit spontané ! Sincères compliments d'une sportinguiste !!! Tu vois comment cela peut se dire en français....."
Esse mesmo dia marcava a estreia de outro dos nossos comentadores mais regulares ao longo de 2008,
Esse mesmo dia marcava a estreia de outro dos nossos comentadores mais regulares ao longo de 2008,
A 13 de Fevereiro AP (Fantasia Musical) agradecia a divulgação de um Concerto em Alcains: "O meu bem-haja (como se diz por aqui) pela divulgação :) Sabe muito bem!" - Consta que consegui que houvesse um espectador adicional :-) ... Uns dias mais tarde partilhava connosco uma opinião sobre um concerto a que tinha assistido: "O acordeonista Alexander Sevastian foi espectacular! Gostei, principalmente, da primeira parte por causa das obras contemporâneas. Já há algum tempo não ouvia um músico tão virtuoso!".
A 14 de Fevereiro dizia dad num post sobre o dia dos namorados : "Que bonita a sua homenagem à sua "namorada/esposa". É lindo encontrar um casal assim, mas felizmente ainda se encontra. O seu blog é fantástico. Um abraço,"
A 15 de Fevereiro começou Francisco Moreira do blog Essencias (entre tantos outros) por nos dizer: "Parabéns pela forma inteligente e simpática como tenta convencer leigos como eu numa área tão especial como é a música clássica... Um dia destes ainda serei um feroz "aderente"... (sorriso). Obrigado também pelas participações no Essências... A Blog-Novela continua e precisa de si.Abraço Musical."
Nesse mesmo dia, 15 de Fevereiro Adriana de um delicioso blog (literalmente delicioso) Sala e Cozinha : "Sonata Op7,Beethoven para seu fim de semana.Obrigada pela visita ,volte sempre será bem vindo!". Adriana uns dias mais tarde perguntava-nos sobre Villa Lobos "Já ouviu Villa Lobos? artista brasileiro,com obras maravilhosas.O Guarani e as baquianas são lindas!!" . Prometemos que haveríamos de falar sobre compositores brasileiros (e já o fizemos), por acaso também um pouco sobre Villa Lobos embora muito mais há de vir ...
A 15 de Fevereiro começou Francisco Moreira do blog Essencias (entre tantos outros) por nos dizer: "Parabéns pela forma inteligente e simpática como tenta convencer leigos como eu numa área tão especial como é a música clássica... Um dia destes ainda serei um feroz "aderente"... (sorriso). Obrigado também pelas participações no Essências... A Blog-Novela continua e precisa de si.Abraço Musical."
Nesse mesmo dia, 15 de Fevereiro Adriana de um delicioso blog (literalmente delicioso) Sala e Cozinha : "Sonata Op7,Beethoven para seu fim de semana.Obrigada pela visita ,volte sempre será bem vindo!". Adriana uns dias mais tarde perguntava-nos sobre Villa Lobos "Já ouviu Villa Lobos? artista brasileiro,com obras maravilhosas.O Guarani e as baquianas são lindas!!" . Prometemos que haveríamos de falar sobre compositores brasileiros (e já o fizemos), por acaso também um pouco sobre Villa Lobos embora muito mais há de vir ...
Em Fevereiro um nosso comentador regular José Quintela (Opera per Tutti) começou de forma sucinta comentando vários posts sobre Beethoven entre esses o da Sonata nº 14 : "Pode-se ouvir diariamente...não cansa."
A 28 de Fevereiro de 2008, Geocrusoe dizia no que seria um dos primeiros comentários de um dos nossos leitores mais regulares: "Só esta semana descobri este blog (via operapertutti), ainda não o explorei a fundo, mas suspeito que irá colocar, com o tempo, posts desde o barroco até ao contemporâneo e como entrei só agora, vou andar um pouco atrasado, mas quero ler uma por uma todas as dicas desde o início. Coloquei-o no meus links, mas com o nome de Guia da Música Clássica por ser mais curto." E sim Geocrusoe cumpriu a promessa, leu mesmo as dicas todas desde o inicio.
A 29 de Fevereiro de 2008 Paulo Gonçalves Marcos diz: "Parabéns pelo seu excelente blogue que descobri através dos seus posts no Plaxo Pulse. Fantástico. Cumprimentos Paulo Gonçalves Marcos"