terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A primeira mensagem do Ano

Hoje os fãs de Mozart que me perdoem mas tenho de interromper a série que estou a dedicar a este compositor. E tenho de o fazer porque neste dia, dia mundial da paz, não posso deixar de vos deixar um extracto da Nona Sinfonia de Beethoven dirigida por Bernstein e com uma explicação prévia do próprio Bernstein. Claro que a parte escolhida para o dia de hoje só poderia ser o magnifico final ...



Poderia é certo ter escolhido o ultimo minueto composto por Mozart que encerra o mesmo conceito de amizade fraternal e paz (e que conhecem decerto por ser actualmente o hino austriaco) mas eu já confessei a minha fraqueza por Beethoven.

Hoje vou fazer uma segunda transgressão ao incluir neste post de primeiro dia de ano uma canção e um artista que ... bem vão entender sem mais palavras como diz Bernstein na sua introdução a Beethoven . "Quand on a que L´Amour" de e por Jacques Brel.

4 comentários:

  1. Quando era pequena, via na televisão uma série de programas que se chamava concertos para jovens.Aprendi muita coisa com essa série.É de facto um excelente músico e motivou em grande parte o meu interesse pela música. Obrigada por este presente

    ResponderEliminar
  2. Pois eu também. Essa série é fantástica. Pode se desejar ler (em Inglês) os scripts da série no site www.leonardbernstein.com. Ontem deu na Mezzo uma master class dada pelo Bernstein em que ele ensaiava com uma orquestra de jovens músicos a Sagração da Primavera de Stravinsky. Logo a seguir deu uma introdução de uma série de programas em que vamos ver o Bernstein a dirigir e a explicar as nove sinfonias de Beethoven ... a não perder. Esta série "Musica para Jovens" está editada em DVD e consegue adquiri-la na FNAC por exemplo ou se quiser comprar mais barato também encontra no EBay por exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Por muito que goste de Mozart, Beethoven é e sempre foi o meu preferido deste período da história da música. Confesso que sempre tive uma inclinação pelo Beethoven de Karajan, mas neste momento prefiro de longe a interpretação de Bernstein e esta é sublime.

    Boa noticia a da FNAC ter a série " Música para jovens" para mim que raramente encontro o que quero, ao ponto de comprar tudo o que posso na amazon.

    ResponderEliminar
  4. Pois Artimanha pertencemos ao mesmo clube. Eu também prefiro Beethoven a Mozart ... Quanto às interpretações da nona a minha preferida é mesmo a do Bernstein. A série música para jovens até esteve em destaque na FNAC ! Na secção de música clássica é certo mas estava naqueles pequenos escaparates centrais ao pé das tvs. Confesso que nesse dia fiquei muito mais bem disposto com o mundo em geral :-) e como acho que há que dizer bem quando merecem neste caso mereceram. Carote, claro, comparado com os preços do EBay mas pelo menos tinham. Pessoalmente sou também um cliente fanático da Amazon e agora do ITunes. Nada melhor que uma corridinha ao som da nona :-) até parece que as pernas estão mais leves até a idade nos lembrar que a força da mente tem (alguns) limites :-).

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon