segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #03)

As 10 pesquisas da semana (2010 - #03)

  1. nocturnos chopin : Este foi um tema que abordamos de forma exaustiva neste blog. Fizemos aliás um post que indexa todos os nove posts em que abordamos cada um dos nocturnos de Chopin. Forma que conforme poderão ler contrariamente ao que se pensa não foi "inventada" pelo compositor polaco. Leiam aqui o indice para todos os posts sobre o tema.
  2. 9ª sinfonia de schubert : falamos desta sinfonia aqui. Poderão também gostar de ler este outro post em que demos uma visão geral sobre as várias sinfonias compostas por Schubert. Lembramos que este compositor viveu apenas 31 anos .... tendo deixado para tão curta presença entre nós uma obra absolutamente notável.
  3. anonymous coro do porto : Um dos coros de que falamos neste blog mas que relembramos com todo o prazer. Leiam aqui o post com o link para o blog do coro. Fica também mais uma vez o desafio. se faz parte de uma pequena orquestra, de uma banda filarmónica de um coro e quer que falemos dele porque tem um recital, um concerto, ... não seja tímido .... escreva-nos que n´so publicamos!
  4. biografia de william kapell : William Kapell foi um pianista americano nascido em Nova Iorque a 20 de Setembro de 1922. Faleceu vitima de um acidente de avião a 29 de Outubro de 1953 perto de São Francisco quando regressava de uma extensa tounée na Australia. Existe uma disco com a gravação de algumas desses concertos . Considerado uma criança prodígio Kapell era um fanático do trabalho tendo deixado apesar da sua curta existência uma forte influência numa geração de pianistas. Recomendamos vivamente a visita ao seu site oficial onde poderão encontrar artigos, entrevistas e muitos links que vos darão uma visão muito precisa do talento do pianista e da sua visão sobre a vida e a arte. Deixamos a este propósito uma frase que retiramos da página principal desse site: "Music isn't enough. Performers aren't enough. There must be someone who loves music as much as life. For you, and remember this always, those of us with something urgent to say, we give everything." 
  5. biografia jean baptiste accolay: Violinista e compositor belga do período romântico. 
  6. blog vox maris : Sim há um blog e creio que já dele falámos. Porém porque nunca é demais repetir para o encontrarem basta seguir este link. 
  7. concerto jovens leonard bernstein torrent : Como já referimos por várias vezes por opção não fazemos neste blog referência a downloads não pagos de música em concreto aquelas formas que prejudicam os artistas. Fazemos referência a obras no You Tube mas tratam-se normalmente de gravações que são óptimas para um primeiro contacto mas que não têm nem de perto nem de longe a qualidade de uma gravação normal. No caso dos Concertos para Jovens de Leonard Bernstein o nosso conselho é adquirir as gravações na Amazon por exemplo (Concertos para jovens) . Para matar saudades podem entretanto ouvir aqui o programa dedicado a Stravinski .
  8. louis spohr biografia : Sim falamos deste compositor aqui.
  9. romeu e julieta - tchaikoswky : falamos aqui desta obra de Tchaikovsky quando nos debruçamos sobre a sua biografia
  10. schubert winterreise tradução der greise kopf : Uma das canções do ciclo Wintereise que abordamos exaustivamente.  Podem encontrar uma tradução aqui.
Extra top ten (e não respondida): significado de musica sintética: Ora aqui está uma pergunta interessante e difícil de explicar. Não vou arriscar tendo porém a sensação que os nossos leitores atentos e conhecedores me vão com toda a certeza ajudar ...

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 402 visitas de 15 países diferentes das quais 263 de Portugal, 114 do Brasil e 5 de Itália que assim se estreia no terceiro lugar. Lisboa com 104 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 42 visitas e finalmente em terceiro Botucatu (cidade do estado de S. Paulo) com 29 visitas.

Destas 66 foram directas, 126 foram através de sites de referência enquanto 159 foram de motores de pesquisa. 51 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 20 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 241 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 542 (feeds + visitas "normais").

Charles Gounod (1818 - 1893)

Continuando a percorrer a lista de alguns outros compositores do período romântico de que ainda não falamos encontramos Charles Gounod. Na verdade "não falamos" não corresponde bem à verdade dado que por algumas vezes referimos a sua Avé Maria nomeadamente num post sobre Bobby McFerrin.

Charles Gounod nasceu em Paris a 17 de Junho de 1818 filho de uma pianista (o pai era pintor). A mãe aliás foi a sua primeira professora antes do seu ingresso no Conservatório de Paris. Gounod viria a vencer o Prémio de Roma em 1839 o que lhe permitiu hospedar-se na cidade eterna e aí estudar Palestrina mas também Lully, Gluck e Mozart.

A obra de Gounod não sendo totalmente dedicada às obras sacras contém não obstante um grande número de composições desse tipo o que é facilmente justificado pela sua intensa fé que não deixa de ter semelhanças com Bach. É de referir aliás que quando Gounod estudou o Cravo bem Temperado passou a considerar essa obra de Bach como o guia definitivo de como aprender piano. Curiosamente o hino do Estado do Vaticano é uma composição de Gounod. Das obras sacras temos de realçar a "Messe solennelle de Sainte-Cécile" de 1855 e Mors et Vita - trilogie sacrée de 1884. Isto claro para além do já referido Avé maria que compos juntando uma melodia a um prelúdio de Bach como já explicamos.

Embora tendo composto obras orquestrais puras (duas sinfonias e uma dezena de peças para várias formações de música de câmara) o outro género em que se distinguiu foi sem dúvida a ópera em particular Fausto (1859) e Romeu e Julieta (1867). É desta ultima obra que seleccionamos uma ária interpretada por Anna Netrebko - Je veux vivre.

Charles Gounod faleceu em Saint Cloud a 17 de Outubro de 1893.

Oportunidades na Amazon