sábado, 15 de dezembro de 2007

Haydn - O Pai da sinfonia

Começamos hoje o conjunto de posts que nos vão levar a conhecer um pouco melhor Haydn que como referimos é um dos três compositores que estrutura o período clássico.

Mencionamos no título deste post que Haydn é considerado o pai da Sinfonia. Na verdade poderiamos também estender este título aos quartetos.

Qualquer um destes títulos é justificado não só pela quantidade incrível de obras como também por ter sido na verdade o responsável senão pela criação do género pelo menos pela sua consolidação.

Haydn escreveu nada menos do que 104 sinfonias muitas delas escritas para a relativamente pequena orquestra da corte dos príncipes Esterházy. As sequências mais famosas destas sinfonias são as sequências de Paris e de Londres. Desta ultima sem duvida a mais conhecida é a nº94 também apelidada de "surpresa" porque contém um das muitas pidadas músicais de Haydn: Um forte súbito no segundo andamento - um andante muito tranquilo ... É claro que nas piadas músicais como diz Bernstein rimos para dentro ... mas não deixa de ser divertido. Oiçam com atenção por volta dos 0:40.

O primeiro post sobre o período clássico

Antes de qualquer outra consideração sobre o período clássico tenho de vos dizer que se um dia me perguntassem :

Se um dia fosses para uma ilha deserta e só pudesses levar discos de um único compositor qual escolherias ?

Eu responderia sem sombra de hesitação - e eu sei que esta resposta não vai ser consensual - Beethoven. Sem margens para dúvidas. Nem sequer é porque a minha obra preferida seja de Beethoven (há algumas do período romântico ou do barroco ) de que gosto mais. É mesmo porque eu sei que não há uma obra deste compositor de que eu não goste e também pela diversidade incrível de estados de alma e de ambientes que a sua música cria.

De todas as composições de Beethoven se tivesse que escolher uma única escolheria a nona pela música e por aquilo que representa. Oiçam Bernstein a introduzir o andamento ...



Podem ouvir as partes restantes aqui (2/3) e finalmente aqui (3/3).

Oportunidades na Amazon