Começamos hoje o conjunto de posts que nos vão levar a conhecer um pouco melhor Haydn que como referimos é um dos três compositores que estrutura o período clássico.
Mencionamos no título deste post que Haydn é considerado o pai da Sinfonia. Na verdade poderiamos também estender este título aos quartetos.
Qualquer um destes títulos é justificado não só pela quantidade incrível de obras como também por ter sido na verdade o responsável senão pela criação do género pelo menos pela sua consolidação.
Haydn escreveu nada menos do que 104 sinfonias muitas delas escritas para a relativamente pequena orquestra da corte dos príncipes Esterházy. As sequências mais famosas destas sinfonias são as sequências de Paris e de Londres. Desta ultima sem duvida a mais conhecida é a nº94 também apelidada de "surpresa" porque contém um das muitas pidadas músicais de Haydn: Um forte súbito no segundo andamento - um andante muito tranquilo ... É claro que nas piadas músicais como diz Bernstein rimos para dentro ... mas não deixa de ser divertido. Oiçam com atenção por volta dos 0:40.
Uma pequena correcção: Haydn escreveu 104 sinfonias. Ainda assim, imensas :)
ResponderEliminarÉ claro que tem toda a razão. Não sei onde fui buscar este número. De qualquer forma é como diz é um número absolutamente avassalador.
ResponderEliminarObrigado pela correcção que vou já fazer no texto principal.