domingo, 2 de dezembro de 2007

Biografia de Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)

Para além de Couperin, Lully e Rameau o barroco francês conta com alguns outros compositores de relevo. Hoje vamos falar de Marc-Antoine Charpentier.

VIDA
Marc-Antoine Charpentier nasceu em Paris em 1643 tendo falecido em 1704.

OBRA

Marc-Antoine Charpentier foi ele também contemporâneo de Molière tendo também musicado algumas peças de teatro como por exemplo o Doente Imaginário transformando-as em óperas-ballet. Compôs também música incidental para peças de teatro quer comédias (por exemplo Medecin malgré lui de Molière) ou tragédias como por exemplo Andromède de Corneille.

Compôs 6 operas, várias pastorais e outras obras diversas. Porém é justo referir que terá sido na música sacra que mais soube exprimir o seu génio.

Há uma peça de Marc-Antoine Charpentier que ouvimos com frequência dado que é o Hino da eurovisão. Trata-se do prelúdio para o seu Te Deum. Proponho-vos aqui uma versão tocada por uma orquestra de alunos de instrumentos de sopro.



Como um outro exemplo das composições de música Sacra podem ouvir este Magnificat a quatro vozes verdadeiramente magnifico.

Emma Kirkby

Como prometido hoje iremos falar de Emma Kirkby que é uma das sopranos especialistas em música barroca e renascentista.

Já ontem a ouvimos interpretar de forma extraordinária Stabat Mater de Pergolesi. Hoje iremos conhecer um pouco mais da sua carreira.

VIDA

Emma Kirkby nasceu a 26 de Fevereiro de 1949 e segundo o seu site oficial que aliás se recomenda (e onde ficamos a saber que em 2007/2008 pelo menos até Maio não virá ao nosso país ... podem ir a Barcelona no dia 11 de Dezembro se quiserem ...) não tinha qualquer intenção de se tornar uma cantora profissional.

Quando se começou a especializar no reportório barroco (nos inícios dos anos 70) foi uma das primeiras a fazê-lo pelo que será justo referir que teve de encontrar muitos dos caminhos que hoje outros percorrem.

Fez já centenas de gravações de obras do período barroco e renacentista tendo sido em 2007 num inquérito conduzido pela BBC Music Magazine considerada a 10ª maior soprano de sempre.

Como se diz também na sua biografia oficial embora estas nomeações sejam éfemeras e controversas a artista diz-se contente por revelarem o apreço do público. Diz Emma Kirkby que apesar da sua intensa actividade de gravação prefere as actuações ao vivo e o contacto com o público. E nós estamos com ela nessa preferência ....

CARREIRA

A carreira de Emma Kirkby é marcada por longas relações com algumas das mais significativas orquestras de época barrocas. A Consort of Musicke a que juntou em 1973 e a Academy of Ancient Music (por exemplo a interpretação de ontem foi com essa orquestra).

Mais recentemente Emma Kirby tem actuado com muitas outras orquestras de camera por exemplo a London Baroque, a Freiburger Barockorchester, o L'Orfeo (deLinz) e a Orchestra of the Age of Enlightenment, e ainda com o Palladian Ensemble e o Florilegium.

Já a ouvimos cantar Pergolesi. A nossa proposta é acompanha-la na interpretação de uma peça de cada um dos grandes compositores do período Barroco. Começando por Bach e pela Paixão segundo S. Mateus .



De seguida podemos ouvir uma interpretação de uma área de uma das óperas de Vivaldi: Griselda (se tiverem tempo leiam os comentários no You Tube e a polémica comparação com Bartoli, falaremos disso mais tarde ....)



Finalmente Handel. Leiam também os comentários ..... mas não fiquem confusos. Que não vos restem dúvidas: Esta soprano (goste-se ou não) é uma das grandes especialistas do barroco e esta interpretação é excelente.

Oportunidades na Amazon