quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pierre Fournier ( 1906 - 1986 )

Pierre Fournier nasceu em Paris a 24 de Junho de 1906 tendo começado a estudar piano com a sua mãe. Porém um ataque de poliomielite aos nove anos (a doença diminuiu a sua sensibilidade numa das pernas dificultando a utilização do pedal) levou-o a mudar para o Violoncelo. Foi aluno do Conservatório de Paris onde viria a ser professor em 1941 e 1949 data em que abandonou a sua actividade lectiva para se dedicar totalmente à carreira de interprete (embora mais tarde tenha retomado parte dessa actividade nomeadamente em cursos de verão em Zurique).

Era um instrumentista que se caracterizava pela forma elegante e distinta com que interpretava tendo sido apelidado o "aristocrata do Violoncelo" em virtude dessa postura altiva. Tocava tanto música contemporânea como barroca tendo os compositores seus contemporâneos nomeadamente Poulenc e Fauré dedicado-lhe obras. A partir de 1925 iniciou uma bem sucedida carreira enquanto instrumentista  tendo tocado com os maiores instrumentistas do seu tempo de que são famosos os trios com Thibaud e Cortot, os concertos de câmara com Szigeti, Primrose e Schnabel ou mais tarde os trios com Szeryng e Kempff.

A título de anedota são famosos alguns episódios nomeadamente um em que após um recital de Tortelier Fournier lhe terá dito "Paul, gostaria de ter a sua mão esquerda" ao que Paul Tortelier terá respondido "Pierre, e eu gostaria de ter o seu braço direito". Na verdade enquanto pedagogo Pierre fournier insistia muito na importância de um bom controlo do braço direito e nomeadamente de um "cotovelo colocado alto" para um som perfeito.

Chegaram-nos algumas gravações de referência de Fournier das quais eu pessoalmente recomendava as suites para Violoncelo de Bach (Bach: 6 Cello Suites BWV 1007, 1008, 1009, 1010, 1011 & 1012) e claro as sonatas para Violoncelo e Piano de Beethoven que interpretou com Kempff (Beethoven: The Music for Cello and Piano). Em qualquer um dos casos estamos perante obras primas. Para quem gostar de imagens este DVD da EMI Classics (Pierre Fournier [DVD]) é uma boa escolha.

Desde 1956 passou a residir na Suiça  tendo falecido em Geneve a 8 de Janeiro de 1986.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon