Era um instrumentista que se caracterizava pela forma elegante e distinta com que interpretava tendo sido apelidado o "aristocrata do Violoncelo" em virtude dessa postura altiva. Tocava tanto música contemporânea como barroca tendo os compositores seus contemporâneos nomeadamente Poulenc e Fauré dedicado-lhe obras. A partir de 1925 iniciou uma bem sucedida carreira enquanto instrumentista tendo tocado com os maiores instrumentistas do seu tempo de que são famosos os trios com Thibaud e Cortot, os concertos de câmara com Szigeti, Primrose e Schnabel ou mais tarde os trios com Szeryng e Kempff.
A título de anedota são famosos alguns episódios nomeadamente um em que após um recital de Tortelier Fournier lhe terá dito "Paul, gostaria de ter a sua mão esquerda" ao que Paul Tortelier terá respondido "Pierre, e eu gostaria de ter o seu braço direito". Na verdade enquanto pedagogo Pierre fournier insistia muito na importância de um bom controlo do braço direito e nomeadamente de um "cotovelo colocado alto" para um som perfeito.
Chegaram-nos algumas gravações de referência de Fournier das quais eu pessoalmente recomendava as suites para Violoncelo de Bach (Bach: 6 Cello Suites BWV 1007, 1008, 1009, 1010, 1011 & 1012
Desde 1956 passou a residir na Suiça tendo falecido em Geneve a 8 de Janeiro de 1986.
Sem comentários:
Enviar um comentário