Esta palavra foi escolhida hoje também em homenagem ao blog Anacruses. Lê-se no preâmbulo do blog que a palavra provém do grego sendo a conjunção de duas palavras: Ana: acção de bater e Cruz : para cima. Quando utilizada em música significa um conjunto de notas que antecede o primeiro compasso completo ou de forma mais conceptual é um conjunto de notas que sendo iniciado num tempo fraco prepara o inicio da "verdadeira" melodia.
As anacruses embora possam desempenhar a sua função de várias formas têm sempre uma natureza de preparação quer pela sua "instabilidade" quer pela antecipação que proporcionam da melodia.
Um exemplo de uma anacruse célebre é o começo do terceiro andamento da Sonata para piano Op. 14 nº 2 de Beethoven.
Se houve episódio de que gostei na actividadeque agora largo, foi ter conhecido uma violinista que faz trabalho voluntário em hospitais.
ResponderEliminarInspirou-me e qualquer dia dará azo a um conto.
Um beijinho.
É curioso que tenha escolhido o início da Op.14 no.2 de Beethoven como exemplo de Anacruse (que é), porque devido à maneira como estão escritos os 8 primeiros compassos dá a ideia de uma anacruse, sim, mas com o acento do 1º tempo do compasso num local diferente do que é na realidade.
ResponderEliminarIsto é devido à mão esquerda começar a tocar sempre na 2ª colcheia do compasso e não no seu início.