terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#15)

Tudo sobre bobby mcferrin : Bem já falámos de Bobby neste blog quando do seu inesquecível concerto no Coliseu dos Recreios, aqui. Para toda a informação sobre este artista o melhor será consultarem o seu site oficial aqui.

Triplo Concerto : Embora existam mais concertos para três instrumentos quando se refere "Triplo Concerto" sem mais nenhuma indicação normalmente refere-se ao concerto para piano, violino e violoncelo de Beethoven de que falámos aqui.

tradução oficial voir un ami pleurer português : Bom eu não sei muito bem o que se entende por tradução "oficial". Que eu saiba não existe qualquer tipo de versão "oficial" em Português entendendo-se por oficial uma que tenha sido autorizada a ser publicada ou cantada por Brel ou pelos seus representantes. Não obstante ofereço aqui a minha tradução.

sinfonias de Beethoven: Sim falamos sobre todas as nove sinfonias de Beethoven neste blog. Para vossa referência aqui fica a lista dos posts:
Sinfonia nº 1
Sinfonia nº 2
Sinfonia nº 3 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 3 (Segunda Parte)
Sinfonia nº 4
Sinfonia nº 5 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 5 (Segunda Parte)
Sinfonia nº 6 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 6 (Segunda Parte)
Sinfonia nº 7 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 7 (Segunda Parte)
Sinfonia nº8
Sinfonia nº9 (Primeira Parte) , Sinfonia nº 9 (Segunda Parte) , Sinfonia nº 9 (Terceira Parte) , Sinfonia nº 9 (Quarta Parte).

requiem de mozart é dividido em quantas partes? : O requiem de Mozart está dividido em 14 ou 15 partes dependendo da forma de contar uma das partes. É uma obra inacabada (o completado na totalidade por Mozart resume-se à primeira parte) não sendo totalmente certo em alguns casos o que realmente foi completado pelo grande compositor. Leiam aqui um post sobre esta obra.

mozart não gostava de compor para flautas? : Pois aparentemente não gostava mesmo nada de flauta. Isto sabe-se pela correspondência que trocava com o pai por exemplo. Claro que isso não o impediu de compôr obras absolutamente notáveis para este instrumento como esta de que falamos aqui.

musica classica as 7 estações : Sete estações ? Na terra ou noutro sistema solar? Ou simplesmente um erro de digitação numérica? Ou existirá realmente esta obra ?

Menos Posts ...

Terão notado os leitores mais frequentes deste blog que nestes últimos dias tem-me sido impossível manter o ritmo de um post por dia ... A época de Natal tem destas coisas. A boa notícia é que a partir de hoje poderemos retomar e até talvez incrementar esse saudável hábito . Para já para hoje vamos ter a habitual rubrica das segundas feiras: As pesquisas interessantes da semana !

Até já !

Oportunidades na Amazon