quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mozart Concerto para piano nº 24

Peço desculpa mas mais uma vez não cheguei a tempo do ouvir o concerto em directo. Bem na verdade por causa do aniversário do meu filho cheguei quase a tempo (ainda ouvi o terceiro andamento). Para quem não pode acompanhar a transmissão em directo aqui fica uma segunda oportunidade. Não percam sexta-feira às 22h o concerto de Haydn, sempre aqui !

Este concerto para piano foi composto entre 1785 e 1786 sendo dos concertos mais inovadores do compositor pela sua característica essencialmente concertante. Devo dizer-vos que dos concertos de Mozart este é o meu preferido.

O concerto que tem uma duração aproximada de 30 minutos está como é usual dividido em três andamentos na estrutura convencional andamento rápido - andamento lento - andamento rápido. Do primeiro andamento (Allegro em Dó menor) destacaria para além alguns solos de sopros (vejam por exemplo por volta do minuto 6:00) nesta interpretação de Previn. A segunda parte deste andamento pode ser ouvida aqui.

No que diz respeito ao segundo andamento (Larghetto in Mi bemol maior) que podem ouvir aqui numa interpretação de Daniel Gortler e da Orquestra de Camara de Israel pode ser caracterizado por uma utilização muito marcante de sopros, oiçam por exemplo o dialogo com piano 6:30.

Finalmente o terceiro andamento (Allegretto -Variações - em Dó menor) que podem ouvir aqui na interpretação também de Daniel Gortler talvez o mais virtuoso dos três andamentos não deixa por isso de ser rico em diálogos entre o piano e a orquestra (gosto especialmente das passagens por volta de 3:00) com espelhos sucessivos entre o piano as cordas e o piano.

O meu filho faz hoje 17 anos !

Faz hoje um ano precisamente escrevia este post. Logo ordena a lógica irreversível do tempo que o Miguel faça hoje dezassete anos. Tenho por vezes neste blog feito referência a algumas conversas sobre música clássica, sobre violino que tenho com o meu filho. Pois bem o Miguel também gosta de outro tipo de música. Era suposto ter-me dado uma lista de canções de que gosta para escrever acerca delas, mas por uma razão ou outra não se proporcionou. De certa forma melhor, fica aqui a surpresa ... Não são 5 canções da tua vida, são mais 5 canções da "nossa" vida ou pelo menos dos trajectos de carro diários ...

O ano passado foi uma doce "guerra" aqui em casa no aniversário da mãe por causa deste outro post ... Porém coitado tens tido um trimestre e umas férias da Páscoa tão atribuladas que não conseguiste, ou não te lembraste de me dar a lista ... Não consigo determinar as 20 canções de que mais gostas Miguel, mas em jeito de presente virtual para comemorar o dia mais feliz da minha vida, o dia em que tu nascestes, aqui ficam cinco canções que ilustram alguns momentos que temos passado juntos ...

De Sérgio Godinho poderia ser "O primeiro dia" mas sei que gostas muito deste outro poema. Vou ao fundo do mar no corpo de uma mulher, diz-se. E é também uma boa forma de começar esta lista porque é ao mesmo tempo um presente para a tua mãe, uma boa descrição da razão porque nasceste. Eu fui ao fim do mundo, acrescenta-se no poema, sei que entendes o que se diz, e fico feliz por isso, por ser teu pai.

Dos Beatles também tenho dificuldade em escolher apenas uma, tu que queres ir a Liverpool, que até gostas do Liverpool apesar de ser vermelho, manifestamente a cor errada :-), só para veres as ruas de que falam as canções. Strawberry Fields Forever, dirias com toda a certeza. Bom então que canção escolher ? Sei que gostas de proteger artistas que são frequentemente esquecidos e subalternizados e por isso proponho "While my guitas gently weeps" de George Harrisson, aqui. Um génio acrescentarias sem dúvida a seguir ao nome de Harrisson, e hoje porque são os teus anos e porque ele até merece, aqui fica balada de George Harrisson um Génial compositor.

Não podia faltar Muse, provavelmente o grupo com que mais te identificas neste momento o que aliás só é prova de excelente gosto. Confesso que aqui é uma dificuldade acrescida porque não sei exactamente qual a que gostarás mais (e desculpa mas não encontro os arranjos para quarteto de que me falaste). Terás assim de ficar com o gosto eventualmente "cota" do teu pai, e ouvir Starlight aqui, no Rock em Rio 2008, estávamos lá os dois e tive de concordar contigo: Muse Rules !

O seguinte, bem o seguinte, escolhi porque atesta a tua vontade permanente de me mostrares sempre coisas novas. Mesmo que eu proteste que não me apetece, tu fazes que não ouves e bem, ... lá ouvimos e frequentemente confesso: Hum ... não é mau de todo. Mostra lá a faixa y ? Outras confesso interiormente só para não te dar razão, aqui fica a pública confissão. Só não é de Sintra a Lisboa que ouvimos mas de Loures a Lisboa ... Pontos Negros :-)

Por fim claro que para terminar tinha de haver uma banda sonora. Neste caso volta a dificuldade da escolha. Podia ser embaraçoso escolher o Rei Leão embora saibamos que ... mas pronto não vamos escolher Disney :-). Podia também ser Grease, para continuar o embaraço, ou talvez não mas - certo - não é bem um filme. Dizíamos o outro dia a propósito da banda sonora do Second Life que ouviamos no carro: O que seria um filme sem um banda sonora ? Outra coisa certamente. O que seriam as centenas de viagens em que ouvimos o Fantasma da Ópera ? Outra coisa também seguramente. Isto é perfeito dirias convicto, perfeito. Estás a ouvir pai? Aqui aquela escala? . Think of Me, aqui ...

Muitos parabéns Miguel, não são 20, são 5 mas estas fui eu que as escolhi e por isso valem por 4 :-) - 3 , ou seja 17 ... Não é só o Lost que é perfeito ... Capisce ? :-)

Oportunidades na Amazon