sábado, 17 de abril de 2010

A Orquestra Juvenil Gustav Mahler

Não é que tenha um fetiche especial por Mahler embora goste muito nem tão pouco pela Gustav Mahler Jugendorchester (Orquestra Juvenil Gustav Mahler) mas já o ano passado os tinha ido ouvir como vos contei aqui. O ano passado interpretaram Mahler (a terceira sinfonia) com o Coro Gulbenkian e o coro infantil de Santa Cecília .

Este ano o programa porém era substancialmente diferente com uma das minha sobras preferidas: O Concerto nº1 para Violoncelo de Schostakovich. Foi solista Han-Na Chang com uma interpretação muito interessante apesar de nitidamente as condições da sala não serem especialmente favoráveis para um solista. Podem ouvir esta violoncelista exactamente no mesmo concerto em 2006 nas Proms. Aliás não querendo fazer deste blog um blog de moda ou estilo coluna social não posso deixar de notar que vestia exactamente o mesmo vestido :-) ... Podem aliás ouvir o concerto todo já que a segunda parte está aqui.

O resto do concerto de ontem era composto por duas obras de Richard Strauss. Morte e Transfiguração (Op. 24) e Vida de Herói (Op. 40) . São duas obras que conhecia bastante mal, tinha no máximo ouvido umas duas vezes se tanto mas de que gostei muito. Poemas sinfónico sem dúvida muito adequados a uma orquestra de jovens poderosamente emotiva. Apreciei em particular a concertino que na Vida de Herói tinha um papel muito difícil e os sopros com alguns excelentes solos em ambas as composições.

Foi um excelente concerto, com um pequeno senão embora para mim estivesse óptimo. Foi um pouco longo mas também há que fazer justiça ao nome Gustav Mahler :-) :-) :-)

Oportunidades na Amazon