segunda-feira, 21 de abril de 2008

Concerto para Violino de Brahms

O meu ultimo post sobre os Dias da Música diz respeito ao concerto para Violino de Brahms que assim aproveito para introduzir mais este compositor do período romântico.

Se no período barroco temos um trio de compositores que formam a sua estrutura (Bach, Vivaldi e Handel) e no período clássico um outro trio de compositores (Haydn, Mozart, Beethoven) no período Romântico a escolha é bastante mais complicada senão vejamos.

Teríamos Tchaikovsky, Brahms, Mendelssohn se quiséssemos ficar apenas por um trio só que faltam ainda pelo menos: Chopin, Schubert, Wagner. Na verdade à falta de um trio poderíamos ficar com 3 trios juntando a estes Schumann, Mahler, Bruckner ... E acho que se quiséssemos ainda teríamos ocasião para mais um trio já que nos falta toda a ópera romântica ... Desta forma temos aqui material para vários meses ...

O concerto de que estamos a falar não conheceu sucesso imediato. Na verdade a extraordinária dificuldade da peça escrita para o seu amigo Joachim. este concerto foi estreado em Leipzig a 1 de Janeiro de 1879.

No que diz respeito à interpretação de ontem no CCB pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e o seu novo director artístico Augustin Dumay apenas tenho duas coisas para dizer. Em primeiro lugar Dumay é realmente excelente em segundo lugar a OML está de parabéns: Excelente nível.

Sendo esta peça uma das mais exigentes do reportório praticamente todos os grandes solistas tocaram esta peça. Assim sendo temos o embaraço da escolha ...

Primeiro Andamento (Itzak Perlman): Primeira Parte , Segunda Parte .
Segundo Andamento (Henryk Szeryng): Primeira e única parte .
Terceiro Andamento (David Oistrakh): Primeira Parte, Segunda Parte.

Oportunidades na Amazon