sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As 100 músicas clássicas que recomendo para começar

Ontem publiquei a primeira versão de uma página fixa com esta lista. Hoje publico este post para vos dar oportunidade de comentar. Notem que não está ainda completa e é bem possível que ainda faça umas alterações. Por isso sintam-se à vontade para comentar, sugerir, criticar, ... 

Há muito tempo que penso em fazer esta lista mas por uma razão ou outra nunca consegui ter a disponibilidade para o fazer. O critério é simples: Trata-se de uma lista para pessoas pouco familiarizadas com este género de música mas que gostariam de perceber melhor o seu encanto. Inclui todos os géneros e todos os períodos. A lista vai conter 101 obras, ou melhor 100 mais uma, uma que será especial, aquela que em meu entender escolheria se tivesse de propor uma única obra. 

Esta lista irá sendo actualizada aos poucos e pode mesmo acontecer que obras que incluí num determinado momento sejam retiradas (para outras poderem entrar). Para além disto no futuro iremos ter esta lista categorizada por vários critérios: Época, Tipo de Instrumento ou Tipo de Obra por exemplo. Por agora podem ir comentando neste post (já que as páginas não são comentáveis). A lista terá quando completa uma pequena descrição para cada obra (neste momento a descrição apenas existe para algumas ... A lista está ordenada de forma aproximadamente cronológica (não rigorosa, mas aproximada relativamente ao período).
    1. BachOs Concertos de Brandenburgo . São 6 concertos todos eles merecedores de serem ouvidos. Podem começar pelo Segundo que a titulo de informação foi uma das obras seleccionadas para fazer parte do Disco de Ouro colocado na Voyager 2 como representativo da cultura humana. 
    2. BachPartitas para Violoncelo Solo : Na obra de Bach há três instrumentos com obras de instrumento solo. Qualquer uma destas obras poderia (deveria) fazer parte desta lista, como não sei se tenho items suficientes por agora vou escolher entre o Violoncelo (partitas para Violoncelo solo), o Violino (partitas para Violino Solo) e o Piano (cravo se preferirem ser temporalmente rigorosos - Cravo bem Temperado ou mesmo as variações Goldberg). Pelo título já perceberam que a minha escolha foi o Violoncelo. 
    3. BachPaixão Segundo S. Mateus : Para muitos esta é a melhor obra de música sacra de sempre. Embora não seja uma obra especialmente fácil de ouvir nos nossos dias tendo em conta a sua duração não poderia deixar de estar nesta lista pelos momentos verdadeiramente sublimes que contém. 
    4. BachMissa em Si Menor. Obra composta por peças de vários períodos muito provavelmente escolhidas por Bach como uma forma de resumo do que ele considerava ter feito de melhor.  
    5. Vivaldi : L´Estro Armónico : Este conjunto de 12 Concertos foi apenas a terceira obra publicada do compositor Italiano tendo representado uma inovação considerável. Muitas vezes tendo servido de fonte de inspiração, transcritos para piano por Bach ignora-se injustamente muitas vezes hoje o efeito revolucionário deste conjunto. 
    6. Vivaldi As Quatro Estações: Repetidas vezes sem conta podem por vezes passar-nos quase desapercebidas quanto ao seu mérito musical. Porém estes quatro concertos para além de terem sido das primeiras experiências de música programática fazem parte sem margem para dúvida daquelas obras que não poderão deixar de ouvir.
    7. Handel - Water Music : Obra concebida para ser ouvida ao ar livre e por essa razão com uma orquestração que privilegia os sopros. É também um dos primeiros exemplos de música clássica efectivamente concebida para ser ouvida por um publico que não se resumia à nobreza ou ao clero. Nas bermas do Tamisa onde passeava o rei nas suas barcaças dizem as crónicas da época que se juntaram centenas de milhares de pessoas para ouvirem ... Uma espécie de festival de verão da época - portanto.
    8. Handel : Messiah
    9. Handel : Royal fireworks
    10. Corelli : Doze Concertos Grosso, Op. 6
    11. Domenico Scarlatti - Sonatas para piano : São mais de 500 obras (550 para sermos mais exactos) que embora sendo bastante simples conceptualmente não deixam de conseguir transmitir de forma absolutamente clara fortes emoções e uma cor ibérica que por vezes parece fado ... 
    12. Telemann: Taffel Music
    13. Couperin : vingt sept ordres
    14. Haydn : Concerto para Violoncelo nº 1
    15. Haydn : As Estações, A Criação
    16. Haydn: Sinfonia nº 104 (Londres) Sinfonia 94 (A Surpresa)
    17. Mozart : Concerto para Piano nº 21 
    18. Mozart : Ein Klein Nacht Music 
    19. Mozart : Sinfonia nº 40, nº 41 Jupiter
    20. Mozart. Sinfonia Concertante
    21. Mozart: A Flauta Mágica
    22. Mozart: Requiem
    23. Beethoven:  Sinfonia nº 7, Sinfonia nº 5 , Sinfonia nº 3
    24. Beethoven -  Piano nº4 e Concerto para Piano nº 5 
    25. Beethoven: Sonata Primavera, Kreutzer e Tempestade
    26. Beethoven: Concerto para Violino
    27. Beethoven: Triplo Concerto
    28. Chopin : Piano Concerto nº 1 e 2
    29. Chopin : Nocturnos
    30. Liszt: Estudos Transcendentais
    31. Liszt: concertos Piano nº 1 e nº 2
    32. Berlioz - Sinfonia Fantástica : Uma das obras de música programática mais interessantes que conheço porque embora contendo um objectivo especifico no que diz respeito às emoções e estados de espírito que pretende (e consegue) fazer passar ao ouvinte não deixa de nos dar um vasto espaço de liberdade na sua interpretação.
    33. Paganini : Capricios, Concerto para Violino nº 1
    34. Schumann - Diechterlieb : Um ciclo de canções que com Winterreise e Die Schone Mullerin de Schubert constituem o coração do Lieder alemão. Podem consultar aqui o índice que vos permitirá aceder à descrição e tradução de cada uma das 16 canções que compõem o ciclo.
    35. Schumann: Concerto para Violoncelo em Lá Menor
    36. Schumann: Sinfonia nº 4
    37. Schubert - Os grandes ciclos de Canções: Para muitos Schubert é o pai das canções. Nós neste blog concordamos que será pelo menos um dos progenitores. Por isso nesta lista não poderia deixar de estar o ciclo Winterreise e agora também, por sugestão do nosso leitor Geocrusoe,  Die Schone Mullerin
    38. Schubert - Sinfonia Incompleta (nº 8) em Si Menor: Antes nesta lista tinha colocado as Sonatas para Piano que também mereceriam o destaque, mas concordo com o nosso leitor Geocrusoe que esta sinfonia é marcante. Podem ouvir aqui o inicio da mesma em que reconhecerão sem dúvida o tema, uma melodia sobejamente conhecida e que atesta o talento de Schubert neste particular (a criação de melodias absolutamente inesquecíveis). Como diz o nosso leitor até pode estar formalmente incompleta mas não parece, não parece.
    39. Schubert: Quinteto para Piano em Lá Maior (A Truta) 
    40. Verdi: Traviata
    41. Verdi: Rigoletto
    42. Frank: Sonata para Violino
    43. Strauss : Valsas
    44. Tchaikovsky -  Concerto Piano nº 1 : Uma daquelas obras de que certamente conhecemos de cor os primeiros compassos e que invariavelmente associamos ao cinema. E é justa essa associação porque a linguagem musical utilizada dificilmente poderia ser mais cinematográfica. Começando com um tema que nunca mais é repetido tudo o resto parece um maravilhoso flashback numa procura dessa melodia perdida. Ficamos durante o concerto com algumas saudades é verdade apesar de tantas outras que ao longo do mesmo se vão espalhando num dos concerto mais emocionantes que conheço. Porém aquele primeiro tema fugiu para nunca mais voltar ... 
    45. Tchaikovsky - Concerto para Violino nº 1 : Para muitos este é "O" Concerto para Violino ou mesmo é "O" concerto todos os instrumentos considerados. Não lhe faltam atributos para isso: Um Primeiro Andamento verdadeiramente frenético e inspirador, um Segundo Andamento de grande lirismo, profundo e repousante para voltarmos a um ritmo e uma demonstração de virtuosismo do solista no Terceiro Andamento num diálogo crescente com a Orquestra e que resulta verdadeiramente inebriante.
    46. Tchaikovsky: Sinfonia nº 6
    47. Tchaikovsky: Quebra Nozes, Lago dos Cisnes
    48. Brahms : Sonatas para Violino e Piano
    49. Brahms : Duplo concerto para Violino e Violoncelo
    50. Brahms : Deutsche Requiem
    51. Brahms: Sonatas para Clarinete
    52. Lalo: Sinfonia Espanhola
    53. Mendelssohn : Concerto para Violino nº 1
    54. Mendelssohn: Piano Concerto nº 1
    55. Mendelssohn: Canções sem Palavras
    56. Richard Strauss : Quatro Ultimas Canções
    57. Saint Saens: Concerto de Piano nº 2 e nº 5 
    58. Ravel : Bolero
    59. Ravel: Concerto  Piano para a mão esquerda
    60. Bruch: Concerto para Violino
    61. Grieg : Concerto para Piano e Orquestra
    62. Grieg : Peer Gynt
    63. Delibes: Lakmé 
    64. Carl Off : Carmina Burana
    65. Wagner : Der Ring des Nibelung
    66. DvorackSinfonia nº 9 "do Novo Mundo" : Se existe uma maldição para os compositores que se atrevem a chegar à nona sinfonia essa maldição certamente não passa para os ouvintes ! Tal como muitas outras sinfonias com este número esta obra de Dvorak é verdadeiramente épica, um monumento musical intemporal e simultâneamente americano e multi-étnico numa mistura de géneros típica do novo Continente, de contrastes violentos entre o silêncio e a explosão, entre a melodia e o ritmo, entre os próprios ritmos entre si. Uma verdadeira "sopa" musical passe a expressão que poderia deixar a ideia de um prato menos conseguido. Não, esta mistura é mesmo de elevadissima qualidade mas sem por isso deixar de ser fácil e popular; a razão do seu sucesso.
    67. Dvorak : Concerto para Violoncelo
    68. Brukner : Sinfonia nº 7
    69. Rimsky Korsakov : Scherezade : Este poema sinfónico é como saberão os leitores deste blog uma das obras que marcou a minha adolescência. Foi um dos primeiros vinis que descobri na colecção do meu pai e que ouvi vezes sem conta enquanto estudava (pode parecer mentira mas foi mesmo assim). Desconfio que não existem melodias mais emocionantes do que aquelas que Rimsky Korsakov escreveu. Emocionantes no sentido de nos levarem a querer abraçar ou beijar o próximo ou a batalhar ferozmente pela vida. Mais tarde descobri a apreciar também a maestria absoluta da orquestração a forma hábil como os instrumentos dialogam ou se confrontam. Mas na adolescência o que contava mesmo era a embriaguez proporcionada por aqueles sons. Claro que por vezes os estudos ressentiam-se ...
    70. Ernest Chausson : Poème
    71. Puccini : Madama Butterfly
    72. Puccini : La Bohéme
    73. Rossini: O casamento de Figaro
    74. Sibelius : Concerto para Violino
    75. Rachmaninov : Concerto piano nº 2
    76. Prokofiev : Pedro e o Lobo
    77. Prokofiev: Concerto para piano nº 1 e nº 3
    78. Prokofiev: Romeo and Juliet
    79. Mahler : Das Lied von der Erde
    80. Mahler -  Sinfonia nº 9 :  A maldição da nona, a ultima das sinfonias de tantos grandes compositores ao ponto destes por vezes procurarem abster-se de a numerar assim. Esta sinfonia é vista por muitos como um longo adeus de Mahler em quatro longos andamentos cada um deles constituindo uma forma diferente de despedida. Certo é que se para os autores mais supersticiosos poderiam existir indícios de uma maldição, não deixa de ser menos verdade que cada uma dessas obras de "despedida" é uma verdadeira obra prima. Esta nona Sinfonia de Mahler não destoa desse conjunto!
    81. Debussy : Prelude aprés midi d´un faune
    82. Satie: Gnossienes e Gymnopedies
    83. Stravinsky : A Sagração da Primavera
    84. Stravinsky : O Conto do Soldado
    85. Ysaÿe : seis sonatas para violino
    86. Gershwin: Rhapsody in Blue
    87. Rodrigo : Concerto de Aranjuez
    88. Rodrigo : Fantasia para un Gentilhombre
    89. Khachaturian : Concerto de Violino
    90. Britten : The Young Person´s Guide to the Orchestra
    91. Britten : A midsummer Night´s Dream
    92. Britten : War Requiem
    93. Holst: Os planetas
    94. Heitor Villa-Lobos : Bachianas Brasileiras
    95. Schostakovich : Concerto para Violino nº 1
    96. Schostakovich : Concerto para Violoncelo nº 1
    97. Schostakovich: Quartetos para Cordas
    98. Piazolla : Tangos
    99. Leonard Bernstein : West Side Story
    100. Bartok: Sonatas para Violino nº 1 e 2

    E a surpresa, a obra extra só poderia ser obviamente a Nona de Beethoven.

15 comentários:

  1. Suspeito que nunca haverá acordo total entre dois apreciadores de música, o título primeiro pareceu-me que era as 100 escolhas para principiantes, depois depreendi que não.
    Conheço cerca de 90% das obras, mas entre desconhecidas e conhecidas não saberia as que tirar para incluir:
    -Die schone mullerin e a incompleta de Schubert;
    - Norma de Bellini;
    - Orfeu e Euridice de Gluck;
    - Concerto para cordas percursão e celesta de Bartok;
    - Sinfonia Turangalila e Quarteto para o fim dos tempos de Messiaen;
    - Sinfonia n.º 3 de Gorecki.

    ResponderEliminar
  2. Nunca haverá, concordo ... aliás nem eu próprio estou de acordo comigo. Ainda só fiz esta lista há dois dias e já a quero mudar :-) Quanto às sugestões, Die schone Mullerin vou fazer "batota" como fiz para Beethoven vai para junto de Winterreise ficando assim os dois grandes ciclos juntos, a nona não sei como fazer nem tão pouco quanto à Norma, mas concordo que teriam lugar na lista. O quarteto de Messiaen esteve quase para fazer parte da lista mas embora tenha incluído algumas obras mais "difíceis" tem razão quanto à minha intenção inicial. Sem ser uma lista totalmente para principiantes tentei evitar obras demasiado difíceis . Ainda assim como é uma das obras preferidas do meu filho tem hipóteses de entrar. Bartok não conheço o concerto que refere, confesso que a lista está um pouco inclinada para o violino, vou ouvir e talvez mude ... Gluck não estou a ver como poderei fazer e Gorecki ver Messiaen.

    ResponderEliminar
  3. E se o Fernando recomendasse uma ou outra música da Clara Schumann, que faria hoje anos?

    "O casal Robert e Clara Schumann é possivelmente um dos mais anticonvencionais da história da música: uma mistura de simbiose, apoio incondicional e perniciosidade.
    Profissionalmente, Clara representou um papel complementar, quase compensatório na vida de Robert: à medida que ele era forçado a renunciar ao piano, ela ascendia como concertista. Uma carreira entrecortada, é certo, por frequentes gestações (o casal teve oito filhos).
    Alguns estudiosos chegam a classificar as notórias escapadas homossexuais do compositor durante os anos de casamento como um bem-vindo alívio para Clara. Cinismo à parte, a morte do marido foi uma libertação para ela, que pôde finalmente realizar seu brilhante destino de pianista, Clara Schumann sobreviveu ao marido ainda 40 anos, e continuou tocando em público até março de 1891. Ela faleceu em 20 de maio de 1896 em consequência de um derrame, aos 77 anos de idade, em Frankfurt."

    Desculpe, Fernando, por eu voltar sempre ao mesmo assunto, mas o que li hoje veio confirmar aquilo que eu sempre pensei sobre o casal Schumann.

    Uma semana cheia de boa música!

    ResponderEliminar
  4. Escrevendo com as palavras de Claude Chabrol:
    Somente um psiquiatra poderia averiguar por que insisto em desmascarar a falsa harmonia e felicidade do casal Schumann.
    O motivo é, talvez, a ligação deles com a cidade onde vivo, começando aqui a maior crise da sua vida - com a tentativa de suicídio do Robert no Reno.

    Desejo-lhe um dia muito feliz e sem comentários tolos como os meus.

    ResponderEliminar
  5. Desculpe, mas sua lista apresenta falhas. A começar pelo título "As melhores músicas clássicas". Você só poderia fazer isso se conhecesse a fundo todas as composições eruditas de todas as épocas. Você praticamente se limitou às obras mais "populares". Não incluiu nenhum dos três Quartetos para Piano de Brahms, um absurdo. Esqueceu completamente a maior obra de Schumann, o Quinteto op.44. Ignorou uma série imensa de obras de Beethoven, como as últimas sonatas e os últimos quartetos, talvez o ponto culminante da música ocidental. De qualquer forma, seu blog é excelente, parabéns por divulgar esta arte tão sublime.

    ResponderEliminar
  6. Caro Ivan : Obrigado pelo seu comentário. Tem razão que fazer uam lista destas é sempre assumir que se conhece tudo ... tem também razão que houve muitas obras que ficaram de fora (algumas mataram-me de dor) mas esse é o desafio de fazer uma lista finita ... Quando fiz a lista fiz com um critério que foi ser uma lista de obras relativamente fácil, incluir todas as épocas e todos os tipos de obras, incluir todos os compositores.
    Tem no entanto razão no fundamental: Sim são as obras mais "populares" dizer que são "as melhores" foi uma liberdade poética talvez insensata, vou pensar no caso.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço todas as obras. Irei escutar o que ainda não conheço.

    Bom, de minha parte, eu acho que faltou ao menos a Cavalgada das Valquírias, de Wagner. Essa costuma ser do agrado até dos anti-wagnerianos...

    Quanto ao Bach, qualquer escolha à obra de nosso pai é injusta. Eu diria que é inevitável incluir Oferenda Musical.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Há 30 anos que ouço o canal radiofónico de música erudita, o qual já teve vários nomes diferentes: Emissora Nacional, Programa 2, Rádio Cultura e actualmente Antena 2. Quero com isto dizer que o meu ouvido está treinado de tal maneira que, assim que sintonizo a Antena 2, quase sempre "acerto" na obra que está a passar. Uma das obras que me marcou mais foi "Os Planetas" de Gustav Holst. Ainda hoje fico arrepiado com a audição desta suite orquestral. Em relação a esta lista, conheço praticamente tudo mas é sempre bom conhecer estas referências.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Agradeço a lista aqui apresentada, que ultimamente me tem sido útil para valorizar peças às quais não dava o devido valor.
    Permita-me sugerir a 5ª sinfonia de Jean Sibelius como aspirante à inclusão nesta listagem.

    ResponderEliminar
  10. Sinto muito a falta do Requiem de Faure nesta lista apesar de reconhecer a dificuldade e subjectividade de a elaborar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Júlio, eu ainda estou a melhorar a lista e a fazer acertos pontuais. quem sabe se com esses acertos não consigo encontrar um lugar para esse Requiem embora ... embora antes dele tenha de encontrar espaço para mais uma obra que ficou de fora e não pode mesmo ... É tão difícil reduzir uma lista a 100 mesmo com batota como eu fiz quando se quer incluir todas as épocas, todos os géneros e a maior diversidade possível de compositores. Veremos. Fica registado o pedido ... :-)

      Eliminar
  11. Caramba.. Concerto n. 1 de Schumann ficou de fora? Nossa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei exactamente a que se refere ... se ao concerto para piano se ao concerto para violino. Grandes obras sem dúvida mas como disse a minha preocupação foi também equilibrar os generos e Schumann sem dúvida foi melhor nas canções e nas sinfonias. Por isso não sei também se não se refere à primeira sinfonia (e não concerto) . Pessoalmente prefiro a quarta à primeira. Mas sabe em vez de 100 facilmente faríamos uma lista de 1000 e aí estas obras entrariam . O que as diferencia das 100? Nada ... a não ser critérios que não têm nada a ver com o mérito mas antes com o gosto relativo ou outras preocupações como foi a minha de equilibrar diferentes géneros de música. Muito obrigado pela contribuição, este blog e cada um dos posts fica muito mais rico com a vossa colaboração.

      Eliminar
  12. Concerto n. 1 de Schumann ficou de fora? Nossa...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon