Vamos hoje iniciar uma série de posts sobre os concertos de Brandenburg de Bach. Na verdade tratando-se de uma das obras mais representativas do Barroco pareceu-nos que seria injusto não ter um destaque equivalente às Quatro Estações de Vivaldi. Não que esta justiça importe muito ...
Pronto confesso. Apeteceu-me. Ontem estive a ouvir um destes concertos e reparei que tinha falado muito pouco deles. Claro que vou manter o mesmo critério na escolha dos andamentos ... não vai ser "Easy Listening" mas vou seleccionar primeiro os andamentos que me parecerem mais fáceis de serem apreciados por todos, mesmo aqueles que ouvem menos música clássica ou que pensam não gosta deste tipo de música.
Começando por uma explicação global sobre o conjunto destes concertos sabe-se que foram um presente ao Príncipe de Brandenburg em 1721 (daí o seu nome) embora seja geralmente aceite que foram escritos antes disso (possivelmente a partir de 1708 quando ainda estava em Weimar).
São seis concertos todos eles verdadeiras obras primas. Como nota de "petite histoire" que fique o registo que o primeiro andamento do segundo concerto foi uma das obras incluída na sonda espacial Voyager como representativa do povo da terra ...
O primeiro concerto é o unico com 4 andamentos sendo como aliás todos os restantes fortemente influenciado pelo barroco Italiano em particular por Vivaldi. Há interpretações diferentes que apontam 5 andamentos para todos estes concertos mas já falaremos disso.
Por agora e como a conversa já vai longa deixo-vos com o primeiro andamento do primeiro concerto de brandenburg (Brandenburg Concerto No.1 in F major, BWV 1046) pela Orquestra Barroca de Freiburg.
Não conheço estes concertos. Há alguma edição que recomende?
ResponderEliminarJúlio: Sim, há. Neste momento estou a ler isto no meu escritório e não tenho aqui a referência mas hoje à noite publico como comentário uma ou duas sugestões para estes concertos.
ResponderEliminarBem...não resisti. Hoje fui a Fnac e comprei uma edição destes concertos da Naxos que é uma série bem economica. Tou a ouvi-los neste momento. Nunca compreendi porque é que os cd's da naxos são tao inferiores em termos de preços em relação a outras editoras como a Deutch Gramophonne. Será uma questão de marketing e de reconhecimento internacional dos artistas da DG?!!
ResponderEliminarNão, não são muito inferiores. A Naxos tem excelentes gravações e tem também uma muito boa relação qualidade/preço. A Naxos sempre se posicionou como uma editora que procura trazer a música clássica a todos através de preços mais razoáveis. Os artistas podem não ser tão conhecidos mas não são maus e sobretudo para uma primeira aproximação são mais do que suficientes, isto sem prejuízo da Naxos ter algumas gravações excelentes ... e outras hum ... não tão boas ... Em média é uma boa compra para uma introdução.
ResponderEliminar