segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Leonard Bernstein - Epilogo

Terminamos com este post uma sequência sobre Bernstein. Não poderíamos terminar esta sequência sem uma palavra para Leonard Bernstein enquanto educador. No site oficial podemos ler um belíssimo texto escrito pelo seu filho Jamie Bernstein intitulado "A Born Teacher".

Nesse texto Jamie diz-nos que existe uma expressão judaica que ilustra perfeitamente a atitude de Leonard Bernstein. Esta expressão é "Torah Lishmah" que significa numa tradução liberal "sede de conhecimento". E o que ele realmente mais gostava era comunicar esta excitação aos outros.

Ao ouvir Bernstein explicar o que é a forma de Sonata ou a diferença entre a tónica e a dominante sentíamos essa mesma excitação, a partilha de um segredo extraordinário diz ainda Jamie Berstein. Esta é a marca dos grandes professores, e Bernstein foi para muitos o grande professor.

Fiquem assim com a série de posts com a qual esperamos ter-vos dado a conhecer um pouco mais da obra deste grande maestro e compositor (esta parte voluntariamente ainda não abordamos)

Sétima Parte - Os concertos pelas causas
Sexta Parte - As aulas em Harvard
Quinta Parte - Os Concertos e Integrais com a Filarmónica de Viena
Quarta Parte - O famoso concerto com Glenn Gould
Terceira Parte
Segunda Parte
Primeira Parte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon