segunda-feira, 7 de junho de 2010

Post em directo da romana Bath - A música desopilante da semana

Nos próximos dias os posts terão de ser forçosamente curtos já que apenas poderão ser feitos ao fim do dia depois de um dia e noite de trabalho. Porém não tenham muita pena de mim porque amanhã o jantar vai ser nas termas romanas de Bath. Se conseguir farei uma foto (não, não é para fazer inveja).

Hoje como prometido o tema será o da música desopilante. entende-se por música desopilante (nem sei se a palavra existe, mas se não existir passa a estar formalmente criada a partir de agora) toda e qualquer música que vos dê vontade de a cantar ad-infinitum e que fatalmente vos levanta o moral. É uma música que se pode ouvir duas ou três vezes (ou mais) de seguida sem que o efeito esmoreça ou que a música farte.

A primeira destas músicas como vos prometi será o Preludio da primeira Suite para Violoncelo Solo de Bach que podem numa interpretação de Yo-Yo Ma ou de Rostropovich (demasiado rápida para meu gosto) ou ainda Casals (o grande re-descobridor e divulgador destas obras fantásticas), Jaqueline du Pré , Paul Tortelier (infelizmente apenas um extracto de 2 minutos) mas têm também uma Master Class absolutamente fabulosa em que este mestre explica como se pode e deve interpretar esta peça - experimentem aplicar às restantes interpretações e digam-me o que acham ... façam também propostas para as vossas músicas desopilantes da próxima semana :-).

Assim têm uma interpretação por dia e a master class para melhorarem o moral durante esta semana. Notem que a aula de Tortelier quase que consegue o prodígio de ser mais motivante que o próprio Bach passe a blasfémia.

Oportunidades na Amazon