domingo, 21 de setembro de 2008

As pesquisas interessantes da semana (#5)

zubin meta concerto de final de ano de 1960: Pois não consigo muito bem perceber esta questão. Na verdade Zubin Mehta dirigiu por várias vezes o concerto de fim de ano em Viena (e estamos a supor que é desse concerto que se falava nesta pesquisa) mas não em 1960, aliás bem longe disso (Mehta dirigiu o concerto em 1990, 1995, 1998 e 2007).

zodiac trio sines : Tínhamos falado deles aqui nas nossas recomendações de quinta-feira. Confessamos que não sabemos muito mais deste agrupamento. Algum leitor nos quer ajudar?

qual a primeira musica que Mozart compôs : A primeira música que Mozart compôs é uma curtíssima peça para piano (Andante em Dó, K. 1a). Como sabem K. refere-se ao musicólogo que listou e ordenou de forma cronológica as obras de Mozart ( Ludwig von Köchel) e que como também já vos referi foi já muitas vezes revisto entre as quais por Albert Einstein, o famoso físico - esta é que talvez não soubessem ! Esta peça está registada no livro de peças da irmã de Mozart Nannerl.

pq o nome appassionata: Este nome não foi escolhido por Beethoven mas sim pelo seu editor. Ainda esta semana um dos nossos leitores (obrigado Mikatsuki ) comentou o meu texto sobre esta sonata completando "O Editor Cranz,de Hamburgo,deu-lhe o nome pelo qual é conhecida em virtude de seu clima emocional de extremado romantismo." o que é estritamente verdade.

na infância Telemann recebeu algum tipo de orientação musical ? : Nem por isso. Era comum na época os músicos provirem de famílias de músicos mas isso não aconteceu com Telemann. Antes pelo contrário. Sendo orfão de pai a mãe desaprovava fortemente a escolha da música como profissão ao ponto de confiscar instrumentos e enviar Telemann para uma nova escola. Tudo isto no entanto não impediu de muito cedo revelar grande talento tendo concebido a sua primeira ópera com apenas 12 anos de idade!

partitura p/ violino music by johann pachelbel (1653-1706)
partitura comptine d'un autre été : Pedem-me frequentemente partituras. Neste site não publicamos partituras. A única coisa que posso prometer é colocar aqui em breve uma lista de sites onde poderão obter-las de forma legal, quer comprando quer simplesmente fazendo download no caso de serem gratuitas.

plural de lied: Lied é uma palavra alemã. Em principio não devem formar o plural como se forma em português, ou seja é incorrecto dizer "Lieds". Mas leiam a explicação do nosso leitor Pianoman (obrigado pianoman pela atenção sempre constante) aqui quando cometi esse erro.

Bom seguem-se algumas questões muito interessantes mas que tendo em conta o interesse que despertam carecem de uma resposta um pouco mais desenvolvida que o sono não me permite completar agora ... Ficam na nossa lista de promessas.

objectivos dos concursos de musica clássica

o que é musica erudita, musica clássica?
o que é o período romantismo

melhores violinista da actualidade
qual o maior cantor da musica clássica
aponte alguns autores do período clássico em Portugal
"o violoncelista espanhol"+resumo

Oportunidades na Amazon