sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Zoltán Kodály (1882 - 1967)

Zoltán Kodaly nasceu em Kecskemet a 16 de Dezembro de 1882 sendo considerado com Bela Bartok um dos dois mais relevantes compositores húngaros do século XX.

A sua primeira inclinação foi a literatura embora tivesse desde muito cedo estudado música (violino, piano, canto coral). Desde muito cedo a sua vocação para a composição se fez sentir sabendo-se que as primeiras composições datam de 1897 quando tinha apenas 15 anos portanto.

Depois de ter tentado um curso de literatura não resiste à vocação musical tendo terminado uns anos mais tarde uma tese de doutoramento sobre a musica popular húngara. Após isso participou na recolha (com o seu grande amigo Bela Bartok) de canções da música popular húngara.

A influencia de Kodaly não se limita ao campo da composição tendo-se igualmente distinguido no seu trabalho enquanto pedagogo.

Faleceu em Budapeste a 6 de Março de 1967 sendo uma das mais respeitadas figuras hungaras das artes e cultura. Para mais informações sobre o compositor consultem a página da Sociedade Kodaly, a página oficial da associação destinada a preservar a memória e a obra do compositor.

Enquanto compositor e para a votação que aqui nos interessa escolho para vos convencer a votar três obras que para mim elevam este compositor ao conjunto dos verdadeiros génios. Em primeiro lugar uma obra da juventude, uma sonata para violoncelo solo (Op. 8 de 1915).


Depois uma obra para coro e orquestra , Psalmus Hungaricus uma peça verdadeiramente poderosa.



Por fim uma composição que consiste numa série de variações sobre um tema popular húngaro normalmente conhecido por Peacock Variations uma das obras mais conhecidas do compositor húngaro.

Oportunidades na Amazon