quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Recomendações para o fim de semana musical (2010 - #41)

Começando no sul do país como era usual teremos no Sábado 16 às 21:30 em Portimão no Teatro Municipal a Orquestra do Algarve dirigida por Osvaldo Ferreira. Teremos na primeira parte o Concerto para Piano e Orquestra, em Lá Menor, Op. 54 de Robert Schumann (será solista Teresa Palma) enquanto na segunda parte será interpretada a Terceira Sinfonia de Beethoven Op. 55 (Eroica).

Um pouco mais a norte mais precisamente em Sesimbra a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresentará um concerto intitulado "A Música e a Percussão" no Cine-Teatro Municipal João Mota no Domingo às 17h.

Por outro lado em Almada no Sábado teremos um concerto inserido no Festival  "Sons de Almada Velha".  O concerto será às 19h no Seminário de São Paulo (Adega dos Frades) intitulando-se "Johann Sebastian Bach: uma faceta da sua herança musical". Serão interpretes Pedro Couto Soares na flauta transversal, Ana Mafalda Castro no cravo e o Grupo Coral Ars Musica, com comentários de Jenny Silvestre.

Na Sexta-Feira em Lisboa e permitam-me um parênteses - normalmente não falo dos concertos da Gulbenkian não porque não mereçam mas simplesmente porque já têm uma promoção tão significativa que sinceramente não necessitam desta modesta contribuição - mas na Sexta dizia vamos poder ver a Maestrina Joana Carneiro dirigir a Orquestra Gulbenkian. Será às 19h como de costume nas Sextas-Feiras. O programa é bastante aliciante tendo na primeira parte o fantástico concerto para piano e orquestra nº 4 de Beethoven sendo solista Jean-Bernard Pommier sendo iniciado por uma obra de Filipe Pires - "Playing Ludwig" terminando com a "Suite O Pássaro de Fogo" (1945) de Igor Stravinsky.

Finalmente na Invicta cidade do Porto teremos ao longo do dia 16 integrado no Festival Suggia vários concertos de Violoncelo em vários cafés da cidade. E o que há de melhor do que tomar o primeiro café da manhã ao som do Violoncelo por exemplo no Café Âncora D'Ouro às 11h pelo Romain Garioud (para o resto do programa basta seguir o link e consultar a página adequada).

Pesquisas de Ontem : "Musicas Clássicas para Ouvir de Mozart, Beethoven e Chopin"

Não sabemos muito bem como interpretar esta pesquisa. Em primeiro lugar "para ouvir" normalmente significa que se procuram downloads. Isso como já sabem não temos por aqui. Depois esta selecção é curiosa porque inclui compositores de características bem diferentes. Mozart o expoente do classicismo, Beethoven a charneira entre o classicismo e o romântico e finalmente Chopin um dos compositores mais profundamente românticos.

Escolher algumas obras destes compositores é uma tarefa muito difícil ou melhor praticamente impossível. De Beethoven já sabem o que escolheria: a Nona claro (a propósito o presente de anos do meu filho foi a integral das sinfonias de Beethoven dirigidas por Karajan, já estão a perceber por qual comecei certo?). De Mozart escolheria provavelmente um concerto para piano mas como a seguir temos Chopin fiquemos então com Ein Klein Nacht Musik 

No que diz respeito a Chopin a dúvida está entre os Nocturnos e um dos concertos para piano. Para este post ter sugestões de vários géneros fiquemos com um Nocturno interpretado por Maria João Pires ...

Oportunidades na Amazon