Como prometido o post deste Sábado é sobre a ultima Sinfonia de Mozart a K. 551 também chamada Júpiter. Não se sabe ao certo se esta terá sido alguma vez interpretada durante a vida do Compositor. Foi composta em 1788 sendo a ultima de um sequência de três concebidas num curtíssimo espaço de tempo (mais concretamente no Verão desse ano).
Esta sinfonia em Dó Maior é composta por 4 andamentos como era tradicional no período clássico (incluindo um minueto como terceiro andamento).
Allegro vivace
Andante cantabile
Menuetto: Allegretto - Trio
Molto allegro
Para ilustrar esta sinfonia tinha a alternativa entre repetir Karl Bohm e mostrar-vos uma outra orquestra (a English Chamber Orchestra) conduzida por Jeffrey Tate. Pela qualidade da regência provavelmente escolheria o primeiro mas tendo em conta que o meu objectivo também é dar-vos a conhecer interpretes, compositores e maestros que eventualmente não conheçam vamos optar pelo último.
Chamamos em especial a vossa atenção para o ultimo andamento desta composição que segundo alguns musicólogos representam o culminar das capacidades de orquestração de Mozart.
Allegro Vivace - Primeiro Andamento (Primeira Parte)
Allegro Vivace - Primeiro Andamento (Segunda Parte)
Andante - Segundo Andamento
Menuetto: Allegretto - Trio - Terceiro Andamento
Molto allegro - Quarto Andamento