terça-feira, 16 de março de 2010

Chopin por Nelson Freire do Blog Unquiet Thoughts

Tinha-vos dito que de vez em quando faríamos posts inspirados no Unquiet Thoughts de Alex Ross o autor de The Rest is Noise. Pois desta vez não resistimos e vamos cumprir a ameaça. Na verdade este post de Alex Ross é mesmo simples. É apenas uma recomendação. Em ano do bi-centenário de Chopin recomenda Nelson Freire e os Nocturnos. Nós pensamos Muito Bem excelente mesmo. Criando uma verdadeira cinergia luso-brasileira atrevemo-nos a recomendar os nocturnos por Maria João Pires
Reblog this post [with Zemanta]

Rigoletto (1851) de Verdi (1813 - 1901)

Francesco Maria PiaveImage via Wikipedia
Nas descrições que faremos das várias óperas vamos tentar seguir um formato sempre semelhante. O primeiro post fará sempre o enquadramento da Ópera destacando uma ou outra ária especialmente conhecida falando também do libreto e da história da ópera enquanto composição. Para os restantes posts tentaremos um formato um pouco mais lúdico e  procuraremos contar a história quase que num formato de video-novela ... Não sei se irá resultar é uma tentativa ...

Esta ópera como o título indica foi composta e estreada em 1851 no dia 11 de Março em Veneza. É uma ópera em três actos com libretto de Francesco Maria Piave (imagem em cima) baseado na peça de Vitor Hugo "Le Roi s´amuse".

A história que hoje parece ser inofensiva foi na altura alvo da censura austriaca que considerava que um Rei não podia ser ofendido por uma peça que o ilustrava como um mulherengo ... mas a história fica para daqui a pouco ... Hoje graças ao Archive.com é possivel obter um exemplar completo do libretto por exemplo aqui.

De todas as árias não é dificil escolher aquela que provavelmente será a mais conhecida ... Podem ouvir "La Donna è Mobile"  pelo grande Tenor espanho Alfredo Kraus numa gravação de 1958.
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon