domingo, 2 de dezembro de 2007

Biografia de Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)

Para além de Couperin, Lully e Rameau o barroco francês conta com alguns outros compositores de relevo. Hoje vamos falar de Marc-Antoine Charpentier.

VIDA
Marc-Antoine Charpentier nasceu em Paris em 1643 tendo falecido em 1704.

OBRA

Marc-Antoine Charpentier foi ele também contemporâneo de Molière tendo também musicado algumas peças de teatro como por exemplo o Doente Imaginário transformando-as em óperas-ballet. Compôs também música incidental para peças de teatro quer comédias (por exemplo Medecin malgré lui de Molière) ou tragédias como por exemplo Andromède de Corneille.

Compôs 6 operas, várias pastorais e outras obras diversas. Porém é justo referir que terá sido na música sacra que mais soube exprimir o seu génio.

Há uma peça de Marc-Antoine Charpentier que ouvimos com frequência dado que é o Hino da eurovisão. Trata-se do prelúdio para o seu Te Deum. Proponho-vos aqui uma versão tocada por uma orquestra de alunos de instrumentos de sopro.



Como um outro exemplo das composições de música Sacra podem ouvir este Magnificat a quatro vozes verdadeiramente magnifico.

2 comentários:

  1. Apesar do "Te Deum" ser de longe a obra mais "comercial", punha a "Messe de Minuit" em igualdade com o "Te Deum"

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Respondendo ao meu próprio post [:)]:
    As Leçons des Ténèbres são de uma profundeza incrível. Charpentier ficou encantado com o estilo italiano (nomeadamente o de Carissimi) e foi, em certa parte, um dos compositores franceses que leva à Querelle des Bouffons.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon