segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mendelssohn - Octeto em Mi Bemol Maior

Esta obra (Op. 20) foi talvez a primeira em que se manifestou de forma inequivoca o talento de Mendelssohn. Fala-se muito do talento precoce de Mozart há porém que considerar que esta obra absolutamente inovadora na forma, um octeto, música de câmara mas composta como se de uma sinfonia se tratasse, com instrumentos solistas mas que são parte integrante do conjunto, uma mistura de sinfonia concertante e concerto.

Este Octeto, composto quando Mendelssohn tinha apenas 16 anos passou a representar para o compositor a sua infância, a felicidade. Dedicado ao seu amigo Eduard Rietz, violinista e para quem era destinada a parte virtuosistica de primeiro violino.

Segundo o Dicionário Grove Music deve-se à sua irmã Fanny o facto de sabermos que este octeto (o scherzo mais precisamente)  foi inspirado numa obra de Goethe, aliás a mesma que inspirou também um dos seus oratórios ...

Podem ouvir esta obra completa no YouTube e garanto-vos que vale a pena. Sugiro que o oiçam meditando neste magnifico poema precisamente da referida obra (Noite de Walpurgis):

Farrapos de nuvem e véus de neblina
pairam sobre nós iluminados.
Brisa nas folhas e vento nos juncos, 
e tudo se dissipa.

Oportunidades na Amazon