sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sarah Chang (1980-)

Há um ano atrás falávamos neste mesmo dia de Sarah Chang aqui. Na verdade mostrávamos um clip no You Tube com a interpretação da ária de Bach na corda Sol que faz parte da suite orquestral nº 3.

Sarah Chang nasceu a 10 de Dezembro de 1980 em Filadélfia. Os pais são de ascendência coreana sendo ambos músicos. O pai é violinista e a mãe compositora tendo ambos deslocado-se da Coreia para os Estados Unidos antes do nascimento da jovem violinista para prosseguirem os estudos em música.

Sarah Chang desde muito cedo revelou-se uma criança prodígio. As seis anos fez uma audição para a Juilliard School de Nova Iorque interpretando o concerto de Bruch para violino (oiçam-na aqui uns anos mais tarde só para terem uma ideia do concerto de que estamos a falar) e orquestra. Aos oito anos fez audições com Zubin Mehta e Riccardo Muti que estavam na altura a trabalhar com a Filarmónica de Nova Iorque e de Filadelfia. Ambos contrataram-na de imediato. Aos nove anos foi a mais jovem violonista de sempre a gravar um disco, que no entanto apenas foi publicado cerca de três anos mais tarde em 1992 (o disco chama-se Debut e é da Emi Classics).

Desde essa idade tem tocado com as mais reputadas orquestras mundiais sobre a direcção de maestros como Mariss Jansons, Daniel Barenboim, Sir Colin Davis, Lorin Maazel, Kurt Masur, Zubin Mehta, Riccardo Muti, Sir Simon Rattle entre muitos outros.

Ganhou vários prémios entre os quais por exemplo o da Gramophone Magazine "Young Artist of the Year" (1993).

Apesar da sua juventude a sua discografia é já extensa tendo gravado 14 discos (e participado em algumas compilações).
  1. Debut (1991) : Obras de Sarasate, Elgar, Paganini . Oiçam-na aqui a interpretar uma das composições que interpreta neste seu primeiro disco: Salut d´Amour de Elgar aproximadamente com a mesma idade.
  2. Tchaikovsky Violin Concert op 35 / Johannes Brahms: Danças Hungaras (1993) com a Orquestra Sinfónica de Londres dirigida por Colin Davis. Oiçam aqui Sarah Chang interpretar o concerto para violino de Tchaikovsky aproximadamente com a mesma idade.
  3. Édouard Lalo: Symphonie Espagnole/Henri Vieuxtemps: Violin concert Nr. 5 (2005 ). Orquestras : Concertgebouw (Lalo) e Philharmonia Orchestra (Vieuxtemps) dirigida por Charles Dutoit.
  4. Simply Sarah (1997)
  5. Felix Mendelssohn Bartholdy, Jean Sibelius: Concertos para Violino (1998) com a Orquestra Filarmónica de Berlim dirigida por Maris Jansons . Oiçam aqui a interpretação da artista deste concerto para violino de Mendelssohn (não é a da gravação do disco mas fazia parte da série como o locutor explica logo no início).
  6. Sweet Sorrow (1999). Peças de Vitali, Gluck, Brahms, Lalo, Vieuxtemps, Paganini, Sibelius, Liszt, Tschaikowsky, Saint-Saens. Oiçam aqui uma interpretação de uma das peça de Vitali que faz parte do disco.
  7. Richard Strauss (1999): Concerto para Violino, Sonata para Violino. Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks dirigida por Wolfgang Sawallisch. Ao piano na sonata para violino também está Wolfgang Sawallisch.
  8. Karl Goldmark: Concerto para violino op. 29 (2000 ). Orquestra: Gürzenich-Orchester dirigida por James Conlon
  9. Fire and Ice (2001 ). Sarasate, Massenet, Ravel, Beethoven, J. S. Bach, com a Filarmónica de Berlim dirigida por Plácido Domingo . Oiçam aqui um extracto deste concerto.
  10. Antonín Dvořák e Tchaikovsky (2002) com outros artistas.
  11. French Violin Sonatas (2004). Piano: Lars Vogt
  12. Andrew Lloyd Webber: Phantasia (2005) : Com o violoncelista Julian Lloyd Webber. Oiçam aqui uma entrevista com Sarah Chang sobre a gravação e a música.
  13. Dmitri Shostakovich Concerto para Violino nº1, Sergej Prokofieff: Concerto para Violino nº1(2006). Orquestra: Filarmónica de Berlim dirigida por Simon Rattle
  14. Antonio Vivaldi: The Four Seasons e Concerto para violino em Sol, op 12 no 1, RV 317 (2007 ). Orquestra: Orpheus Chamber Orchestra
Para obterem mais informação sobre a artista visitem o site oficial aqui.

O violino roubado de Sarah Chang está aqui !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon